As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo lança concurso internacional para reestruturação de TACV
- 27-Jan-2004 - 17:38

A companhia aérea cabo- verdiana, TACV, vai ser reestruturada com a intervenção de uma entidade estrangeira, e só depois se avançará para a sua privatização, anunciou hoje o governo.


De acordo com o Ministro das Infra-estruturas e Transportes, que hoje foi interpelado no Parlamento pelos deputados, será lançado um concurso internacional para a escolha dessa entidade especializada, com o apoio do Banco Mundial.

Só a partir daí é que será privatizada a TACV - Cabo Verde Airlines, dando-se preferência a um parceiro estratégico, ou uma outra entidade, "se aquela opção não se revelar viável", tendo em conta os interesses da empresa, adiantou Manuel Inocêncio Sousa.

A TACV é uma das sete empresas que o governo de Cabo Verde pretende privatizar até ao final de 2005, termo da actual legislatura, e a companhia aérea, cujo processo se revela mais complexo, deverá ser a derradeira.

Manuel Inocêncio Sousa, que respondia a uma interpelação na Assembleia Nacional por iniciativa do Movimento para a Democracia (MpD), o principal partido da oposição, salientou que a TACV tem sido uma "empresa estruturalmente deficitária" e a estratégia a adoptar visa revitalizar e consolidar a empresa, para que se torne competitiva.

Há duas semanas, ao anunciar o propósito de avançar com a interpelação parlamentar, o MpD alegara que pretendia conhecer os propósitos do Governo, passado cerca de um ano após a publicação do decreto de privatização da companhia.

O maior partido da oposição pretendia avaliar o grau de cumprimento dos prazos de privatização e controlar o processo.

Hoje, o Ministro das Infra-estruturas e Transportes escusou-se a avançar pormenores sobre a forma como se desenrolará o processo, porque o "trabalho de preparação da reestruturação está em curso".

Os deputados da oposição criticaram a estratégia da empresa nos últimos anos, nomeadamente na criação de rotas para a África Ocidental e Nova Iorque (EUA), já canceladas, e que se revelaram um fracasso.

Rui Figueiredo Soares, líder parlamentar do MpD, salientou que a ligação da TACV para Nova Iorque implicava um prejuízo de 40 mil dólares por vôo.

Apesar da situação difícil da empresa, quer o Governo, quer a oposição, reconheceram que o exercício de 2003 revelou uma certa recuperação da TACV.

A interpelação ao Governo sobre a privatização da TACV abriu a sessão de Janeiro da Assembleia Nacional, que prossegue quarta-feira com a discussão da proposta de lei que estabelece as Bases do Serviço Nacional de Saúde.

O Governo vai apresentar também ao parlamento uma proposta de Lei de Autorização Legislativa para a aprovação do novo Código de Processo Penal, que deverá entrar em vigor em meados do corrente ano, em conjunto com o novo Código Penal e Lei de Execução das Penas.

O novo Código de Processo Penal vem substituir o que se encontrava em vigor no país, o português, aprovado em 1929, e com a incorporação das alterações posteriores extensivas ao Ultramar.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem