Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
ONU reafirma empenho e apoio às legislativas de Março
- 28-Jan-2004 - 17:45

Dois altos responsáveis das Nações Unidas na Guiné-Bissau garantiram hoje ao presidente guineense, Henrique Rosa, o "empenho e determinação" da organização na realização das eleições legislativas a 28 de Março próximo.


David Stephen, enviado especial do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau, e Albéric Kacou, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), transmitiram esta determinação a Henrique Rosa com quem estiveram reunidos hoje em audiências separadas.

À saída do encontro com o chefe de Estado guineense, David Stephen disse aos jornalistas que aproveitou a entrevista para transmitir a Henrique Rosa o seu programa de trabalho para o ano em curso e para abordar a problemática das próximas eleições guineenses.

O enviado especial de Kofi Annan em Bissau informou o presidente guineense que o Gabinete das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNOGBIS) tem a mesma posição que é defendida pelo resto da comunidade internacional, sublinhando que "as eleições são muito importantes" para o país.

"As próximas eleições são muito importantes para o desenvolvimento e para o progresso democrático do país, mas também para a consolidação da paz", frisou.

Porém, David Stephen sublinhou que a manutenção do clima de "unidade nacional" que se verifica nesta fase de transição política, após o golpe de Estado de Setembro de 2003, "é fundamental" para o avanço da Guiné-Bissau, destacando que o próximo acto eleitoral "não pode ser motivo de divisão".

"É fundamental que a unidade nacional, notória neste momento, continue após as eleições", defendeu David Stephen, acrescentando que a UNOGBIS quer que o clima de consenso que se regista neste momento seja mantido depois do escrutínio de 28 de Março.

Sobre a realização, segunda-feira, de eleições no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que ditou a vitória da juíza-conselheira Maria de Céu Monteiro para o cargo de presidente deste órgão, David Stephen considerou o acto como "um passo importante e essencial para a consolidação da paz e ordem legal" no país.

Por seu lado, Albéric Kacou insistiu nas mesmas ideias avançadas por David Stephen, destacando sobretudo o que o PNUD está a fazer para apoiar e incentivar a recolha de fundos financeiros junto da comunidade internacional.

Nesse sentido, mas sem avançar quaisquer montantes, destacou o esforço que o PNUD está a efectuar para recolher verbas destinadas a financiar o programa de urgência que o governo guineense apresentou aos doadores em Dezembro último.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem