As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde organiza colóquio internacional sobre defesa
- 1-Feb-2004 - 19:20

A cidade da Praia vai albergar de 3 a 5 de Fevereiro um colóquio internacional sobre defesa e segurança em Cabo Verde, Portugal e Europa. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa de Cabo Verde e dos integrantes do curso de Auditor de Defesa Nacional 2003 e do Instituto de Defesa de Portugal.


No colóquio, especialistas cabo-verdianos e portugueses vão desenvolver temas para uma reflexão sobre a definição da estratégica da defesa e segurança nacionais.

Este colóquio surge também na sequência da conferência internacional sobre a defesa e segurança nos pequenos Estados insulares, realizada em Outubro do ano passado, na Praia.

Entre os palestrantes figura o director do Instituto de Defesa Nacional de Portugal, general Garcia Leandro, que vai falar do sistema europeu de defesa e segurança e dos elementos recentes da evolução da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Cabo-verdianas, coronel Antero Matos, vai apresentar o primeiro painel sobre "Defesa e segurança", através de uma dissertação sobre as "Forças Armadas e a segurança nacional nos pequenos Estados insulares".

O director dos Serviços de Informação de Portugal, Jorge Silva Carvalho, irá apresentar o tema "Segurança e defesa - O papel dos Serviços de Informação".

Temas como "Cooperação Portugal-Cabo Verde em matéria de investigação criminal" e a "Manutenção da ordem pública - um pilar essencial para o desenvolvimento e progresso das nações", integram ainda o primeiro grupo temático.

Um segundo grupo temático da conferência vai girar à volta das relações internacionais, através da discussão de temas como as "Relações internacionais na perspectiva de Cabo Verde" e "Europa e regiões periféricas-Desafios e oportunidades".

O colóquio contempla igualmente o debate sobre a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP)e os novos desafios que se lhe impõem.

Os participantes vão abordar temas como "A CPLP - Uma visão crítica sobre a organização e objectivos", "A identidade nacional- Cabo Verde no espaço da comunidade Lusófona" e "Identidade, cooperação e influência- O empreendimento político da CPLP".

O último dia do colóquio será dedicado à "Economia de Cabo Verde - As opções estratégicas de desenvolvimento", um capítulo consagrado à análise da problemática da cooperação económica luso-caboverdiana, experiências empresariais e perspectivas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem