Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
País vai ter um museu nacional além de museus locais nas nove ilhas
- 4-Feb-2004 - 16:17

O embrião do futuro museu nacional de Cabo Verde vai ser inaugurado este ano na Cidade da Praia, enquadrado num projecto mais vasto que visa a criação de um espaço museológico em cada uma das nove ilhas do arquipélago.


O futuro museu nacional terá o seu embrião no Centro de Restauro e Museologia e, no futuro, deverá ocupar parte das instalações do actual quartel Jaime Mota, um edifício militar de construção colonial sobranceiro à baía de Santa Maria.

O núcleo museológico deverá ser aberto ao público até ao final do primeiro trimestre do corrente ano e o seu espólio inicial será constituído pela parte mais significativa dos achados de navios afundados, que foram recolhidos e tratados ao longo de anos.

Carlos Carvalho, presidente do Instituto de Investigação Cultural e do Património (IIPC), explicou à Agência Lusa que também o espólio principal do futuro museu nacional serão os achados subaquáticos, mas este terá outras valências representativas da história e cultura cabo-verdiana.

Canhões, aparelhos de marear, jóias, moedas, utensílios de uso doméstico e pessoal fazem parte dos "tesouros" recolhidos desses barcos naufragados que ao longo dos séculos sulcaram os mares de Cabo Verde, entre a Europa e América.

O Centro de Museologia e Restauro acolherá também, em breve, o espólio do museu etnográfico da Cidade da Praia, enquanto estiver a ser reabilitado o edifício onde habitualmente estão expostas. Estes peças constituirão também um núcleo do futuro museu nacional.

Mas, o Ministério da Cultura e Desportos de Cabo Verde tem um projecto mais vasto, que é o de criar nas nove ilhas habitadas pelo menos um museu que expresse a vivência histórica e cultural de cada uma.

Na ilha de Santiago, onde se localiza a Cidade da Praia, já existem mais dois núcleos museológicos, que serão, já este ano, reformulados e ampliados.

Na cidade da Assomada, concelho de Santa Catarina será ampliado e, no futuro, reinstalado num espaço adequado, o Museu da Tabanka, que perpetua as seculares organizações de socorros mútuos que proliferaram pelos aglomerados populacionais e hoje continuam a ter expressão em rituais associados aos santos populares, onde se interceptam elementos de origem europeia e africana.

Na vila do Tarrafal, o antigo campo de concentração, que acolheu opositores ao regime fascista, de Portugal e ex-colónias, será concretizado o projecto do Museu da Resistência.

Com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, será ampliado o espólio documental e será lançado um projecto de recolha de testemunhos orais de antigos detidos ainda vivos. E os pavilhões que albergaram os presos políticos de cada país serão dedicados à memória dos que por lá passaram, ou pereceram.

Na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, a réplica da Torre de Belém - actualmente em trabalhos de reabilitação da responsabilidade da cooperação portuguesa - dará lugar ao futuro museu do Porto Grande, a evidenciar a importância que esse entreposto teve nas rotas transatlânticas e para a economia nacional.

Ainda na cidade do Mindelo, no final do corrente ano, poderá ressurgir o Centro Nacional de Artesanato, com um núcleo museológico e uma vertente de formação. Este organismo foi criado em finais dos anos 70 por iniciativa dos artistas plásticos Manuel Figueira, Luísa Queirós e Bela Duarte, e extinto nos anos 90, por decisão do governo de então.

Para a cidade de S. Filipe está em curso a reabilitação de um edifício para aí instalar um museu que expresse a vivência peculiar dessa ilha, onde a sociedade colonial assumiu uma grande pujança, visível nos belos "sobrados" aí existentes e onde se desenvolveu uma verdadeira estruturação social escravocrata.

Na ilha do Sal, a principal "porta de entrada" no país, através do seu aeroporto internacional, decorrem estudos com a Câmara Municipal e a ASA (empresa de operações aeroportuárias) para criar um museu da aviação, uma actividade que aí começou a ser desenvolvida a partir dos anos 30 do século passado.

O grande poeta Eugénio Tavares (1867-1930), também autor de algumas das mais belas mornas (canção nacional), terá a casa que habitou na ilha Brava convertida em museu.

A ilha da Boavista, actualmente muito procurada para investimentos turísticos, devido à beleza das suas praias desérticas, acolherá no futuro um museu do mar.

Para as ilhas de Santo Antão, Maio e S. Nicolau serão igualmente desenvolvidos estudos, entre o Ministério da Cultura e as câmaras municipais, para criar museus que possam evidenciar a sua dimensão histórica e social.

Santo Antão é reconhecido pela produção de grogue, aguardente de cana, e em tempos chegou a perspectivar-se aí a criação de um museu para esta actividade.

Em S. Nicolau, que foi sede do bispado, no seu seminário criado em 1866 formaram-se durante quase um século as elites cabo- verdianas, enquanto a ilha do Maio viu a sua importância económica expandida com o comércio do sal para a América do Norte e Brasil, no século XIX.

A criação dos museus, bem como a recuperação do património edificado existente, com relevo para o militar e religioso, enquadra-se numa estratégia de desenvolvimento escolhida para o país, de aposta no turismo com uma forte vertente cultural.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem