As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo precisa de apoio logístico para organizar cimeira da CPLP
- 9-Feb-2004 - 17:15

O governo de S. Tomé e Príncipe pediu hoje o apoio de Angola para a realização da próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vai decorrer a 25 e 26 de Julho naquele arquipélago.


O pedido consta de uma mensagem do presidente de S. Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, hoje entregue em Luanda ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pelo chefe da diplomacia são- tomense, Mateus Meira Rita.

"Vamos acolher a próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e viemos informar o Presidente da República de Angola dos passos que estão a ser dados e dos apoios que vamos precisar", salientou Mateus Meira Rita em declarações aos jornalistas no final do encontro com o presidente angolano.

"Somos um país pobre, vamos precisar de apoio logístico da parte angolana e de outros países da CPLP", admitiu.

Mateus Meira Rita, escusou-se, no entanto, a especificar qual será o tema principal da Cimeira da CPLP, referindo apenas que "o assunto está a ser tratado ao nível dos chefes de Estado dos países membros".

"Cada cimeira tem um tema principal e, neste momento, o tema está a ser seleccionado. O assunto está a ser discutido a nível dos chefes de Estado", frisou.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa integra oito países: Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste.

Na audiência de hoje com o presidente angolano, o chefe da diplomacia de S. Tomé e Príncipe também abordou as relações entre os dois países.

Meira Rita considerou que as relações bilaterais são "boas", mas acrescentou que tem mantido contactos frequentes com o seu homólogo angolano, João Miranda, para que sejam "mais fortes".

"Sempre que nos encontramos falamos das nossas relações bilaterais porque temos a obrigação de fazer com que a cooperação entre os nossos dois países seja cada vez mais forte", disse.

Relativamente à actual situação em S. Tomé e Príncipe, Meira Rita escusou-se a entrar em pormenores, considerando apenas que está "normalizada".

A República de S. Tomé e Príncipe foi no ano passado palco de um golpe de Estado, na sequência de um levantamento militar que levou ao afastamento provisório do presidente Fradique Menezes.

A situação voltou à normalidade depois de negociações entre as duas partes, tendo Angola intervindo como mediador do processo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem