Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Imigrantes portugueses querem a manutenção do número de consulados no Brasil
- 1-Dec-2002 - 21:25

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) aprovou hoje, durante encontro no Rio de Janeiro, uma recomendação ao Governo português para que seja mantido os nove consulados de Portugal atualmente existentes no Brasil.

«Como o Brasil é um dos principais parceiros económicos de Portugal, achamos que o número de consulados no país deve ser mantido», afirmou o deputado da Assembleia da República (AR) de Portugal e membro do CCP, Eduardo Moreira (PSD).

A possível redução do número de consulados no Brasil é uma das propostas do actual governo português, dentro da política de redução do défice orçamental nos próximos anos.

Com um número estimado de 700 mil imigrantes portugueses, o Brasil tem consulados portugueses em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Salvador e Recife.

Segundo Eduardo Moreira, Curitiba e Porto Alegre são as cidades mais ameaçadas de perderem representações consulares de Portugal.

«Defendemos a manutenção do número e também a optimização dos serviços para melhor atender a comunidade portuguesa», acrescentou o deputado.

A reunião do CCP decidiu ainda transferir a coordenação da Seção Brasil para o conselheiro Ildefonso Garcia, de São Paulo, função até então desempenhada por Eduardo Moreira, que se afasta depois de sua eleição para a AR.

Os conselheiros do CCP aprovaram também uma recomendação ao Governo português, alertando sobre a «difícil situação política» vivida actualmente pela comunidade portuguesa na Venezuela.

Os conselheiros querem ainda que o Governo português promova uma ampla campanha de divulgação da eleição do CCP, prevista para o dia 30 de Março de 2003, quando serão eleitos 100 representantes das comunidades portuguesas de vários países.

No Brasil, serão eleitos 15 representantes, o mesmo número da França, país com o maior número de imigrantes, estimado em 1,1 milhões.

O encontro do CCP para América Central e do Sul, no Rio de Janeiro, reuniu 14 conselheiros, sendo dois da Venezuela, um da Argentina, um do Uruguai e 10 do Brasil.

Segundo estimativas oficiais, dos 700 mil imigrantes portugueses no Brasil, 250 mil vivem na cidade do Rio de Janeiro e 280 mil em diversos municípios do Estado de São Paulo, sendo 80 mil deles em Santos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem