As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Portuenses vão conhecer
o melhor de Cabo Verde

- 14-Feb-2004 - 9:59


Emigração e multicultaridade serão os temas principais deste encontro de dois países da Lusofonia

A cultura cabo-verdiana vai montar arraiais na cidade do Porto, de 26 a 30 de Abril. Sob o lema “Portugal e Cabo Verde: Dois povos, duas nações, uma história comum” as VI Jornadas Luso-Caboverdianas são uma soberana oportunidade para que aquela cidade do norte de Portugal fique a par dos costumes crioulos nos mais diversos aspectos, desde a gastronomia, à música, passando pelos trajes típicos etc..


Numa altura em que a cultura cabo-verdiana começa a despertar o interesse de diversos países, chega a vez do Porto conhecer melhor o modo de viver e os costumes do povo das ilhas. É que, apesar da forte presença de Cabo Verde em Lisboa, o mesmo já não acontece no Porto, facto que se justifica pela quase ausência de emigrantes na região norte de Portugal.

A oportunidade de Cabo Verde se mostrar aos portugueses da zona norte é dada pelas VI Jornadas Luso-Caboverdianas - que de ano para ano, crescem e ganham dinâmica própria - quando os investigadores, professores e alunos estarão reunidos para animar temas caros aos dois povos como o património, a economia, a história.

A emigração , a par da multicultaridade, será o tema transversal desse encontro, já que ambos os países têm experiência de “bai terra longe”.

O professor Salvador Magalhães Mota confirma esta tese ao dizer: “sugerimos a emigração como tema principal porque tanto Portugal como Cabo Verde são países de emigrantes e ela abrange diversos aspectos das nossas vidas enquanto nações que têm a sua continuidade na diáspora. Daí essa ambivalência marcar um lugar nas jornadas.

A par disto, Cabo Verde fará transportar até à Universidade Portucalense, Porto, a música, a gastronomia, os trajes tradicionais e a beleza das ilhas, através de exposições, desfiles e espectáculos.

Nas sextas jornada Luso-cabo-verdiana estarão presentes representantes do Instituto Superior de Educação (ISE), do Arquivo Histórico Nacional (AHN), e de Universidades Portuguesas. Já a comissão de honra, será constituída pela ministra do Ensino Superior e Ciência de Portugal, e pelos ministros da Educação e da Cultura de Cabo Verde, para além de outras entidades portuguesas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem