Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Encontro dos autarcas portugueses em França termina com nota positiva
- 29-Feb-2004 - 17:48

A maioria dos participantes no II Encontro dos eleitos portugueses e luso-descendentes nas autarquias francesas, que encerrou hoje em Paris, considerou positiva a troca de informações e experiências que o evento proporcionou.


"Foi bom porque pudemos encontrar-nos e discutir em conjunto vários problemas e ideias", comentou Paulo Teixeira, conselheiro municipal em Marly-le-Roi, nos arredores de Paris.

Todavia, para ele, a maioria dos participantes encontra-se já envolvida no meio associativo e empenhada na resolução das dificuldades da comunidade lusa, especialmente numerosa na região da capital francesa, pelo que não encontrou aqui novidades.

Já Maria Celeste Pais, conselheira municipal em Vauciennes, a norte de Paris, o encontro dos eleitos é uma "iniciativa enriquecedora", onde encontrou um "discurso de esperança" para resolver os problemas que encontra.

Autarca numa "pequena cidade" onde a comunidade portuguesa não é muito numerosa, tem notado um interesse renovado dos luso- descendentes que não aprenderam a falar português a inscrever os seus filhos, aumentando as necessidades nesta área .

O ensino de Português foi uma das questões mais levantadas por diversos eleitos, que temem que os número de cursos diminua quando o Estado português deixar de financiar a rede de professores no estrangeiro.

Presente nos dois dias do Encontro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, incentiva estes autarcas a "tomarem a iniciativa" e a contactarem os consulados, a Embaixada e o Governo para encontrarem soluções.

"Têm de ser eles próprios a mobilizar-se", disse.

Quanto à mensagem geral de incentivo à participação política e à inscrição nos cadernos eleitorais, Cesário admite que "há ainda um caminho a percorrer para cativar mais gente", mas espera que os vários participantes "amplifiquem a mensagem".

Vítor Ferreira, conselheiro municipal em Matzenheim, no Este de França, é um dos portugueses que não esconde a sua ambição em prosseguir esta carreira e alcançar cargos com mais responsabilidade.

No entanto, apesar de ter crescido em França, tem apenas a nacionalidade portuguesa, o que o impede de candidatar-se a presidente de Câmara Municipal ou vereador, apenas acessível aos cidadãos franceses, segundo a legislação em vigor.

"A comunidade portuguesa tem de avançar e afirmar-se", defende, revelando a sua intenção de adquirir a nacionalidade francesa.

Vítor Ferreira manifestou-se ainda a favor de uma maior regularidade deste tipo de encontros, revelando a intenção de reunir- se com os eleitos de origem portuguesa da região da Alsácia e preparar iniciativas em conjunto.

Empenhado na organização deste evento, o embaixador de Portugal em França, António Monteiro, refere os constrangimentos em termos financeiros e de logística que impedem uma maior frequência.

"Mas é importante ver que a dupla pertença Portugal-França está a fazer-se sem prejuízo da identidade portuguesa e que se vê muitos jovens a interessarem-se por questões concretas ligadas a Portugal", frisou.

No encontro, que se realizou sábado e domingo numa sala do Senado francês, em Paris, participou cerca de uma centena de autarcas franceses de origem portuguesa, de um total de 221 actualmente conhecidos.

O segundo dia, que incluiu intervenções de dois autarcas franceses, do deputado social-democrata Carlos Gonçalves e do director da Cruz Vermelha francesa, Philippe da Costa, foi encerrado pelo escritor Eduardo Lourenço.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO