As Notícias do Mundo Lusófono
 
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
     Última Hora:

 
          em   
 


 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Lorosae
 » Comunidades
 » CPLP

 « Arquivo »

 


 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Manchete


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 


 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios





 
  news  
Onda de violência passa ao lado da imprensa internacional
- 4-Dec-2002 - 10:02

Os incidentes violentos registados em Timor-Leste estão a ter, por enquanto, pouco relevo na imprensa internacional, apesar das agências informativas estarem atentas aos confrontos.

A agência norte-americana Associated Press (AP) é a que tem produzido maior caudal noticioso sobre os confrontos provocados pelos estudantes, que provocaram saques, incêndios e pilhagens na capital timorense.

«Os protestos, os mais sangrentos desde que o país se tornou independente em Maio, iniciaram-se com a recente detenção de um estudante numa escola da cidade», conta a AP.

Segundo relata a agência espanhola EFE, «pelo menos três camiões do exército, com tropas portuguesas, chegaram ao centro da capital, onde tomaram conta das ocorrências».

A agência francesa France Presse explica que «os tiros começaram durante a manifestação».

«Os manifestantes atacaram e incendiaram um supermercado, lançando igualmente pedras contra o Parlamento», lê-se num despacho emitido durante a madrugada.

Também o site BBC News dedica especial incidentes à onda de violência que se eclodiu esta madrugada, na sequência dos protestos dos estudantes, que desde o fim-de-semana se manifestam em Díli.

O site revela a morte de dois estudantes durante os confrontos, onde cerca de «500 jovens pilharam hotéis e lojas e até um supermercado australiano».

A CNN, na sua versão on-line, dedica maior atenção ao Iraque, ignorando os confrontos em Timor-Leste, enquanto o site East Timor News dedica várias notícias aos incidentes.

Os jornais norte-americanos ignoram igualmente os tumultos timorenses, o mesmo acontecendo com as versões electrónicas dos principais australianos e indonésios em língua inglesa.


Voltar

Ver Arquivo

 
 
Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
 
  Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação