As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
S. Tomé e Príncipe será o anfitrião
do encontro da CPLP sobre malária

- 15-Mar-2004 - 10:02


Nos dias 23, 24 e 25 de Março, alguns dos melhores especialistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vão debater esta enfermidade

Durante a viagem do Secretário Executivo da CPLP a São Tomé e Príncipe, o Governo de São Tomé indicou que estaria para breve o lançamento de uma campanha nacional contra o paludismo. De modo a colaborar com o esforço do Governo de São Tomé, o Secretariado Executivo tomou a iniciativa de apoiar na organização do primeiro Encontro de Especialistas sobre Malária na CPLP, a realizar-se em São Tomé.


Todos os paises membros da CPLP, com a excepção de Portugal, são atingidos pelo flagelo do paludismo, doença típica das zonas tropicais e transmitidas por mosquitos hematófagos e marcada por infecções recorrentes e acompanhadas de alta febre. Esta doença, que atinge boa parte da população dos Estados membros, tem como consequências a elevação dos casos de mortalidade infantil, a diminuição da expectativa de vida da população idosa e a debilitação da força de trabalho adulta.

As múltiplas décadas de combate sistemático ao paludismo levaram, nesses países, ao acúmulo de notável experiência técnica e cientifica. Seria do interesse de toda a comunidade da CPLP que alguns desses profissionais altamente qualificados pudessem se reunir e trocar conhecimentos, apresentar estudos e sugerir iniciativas no sentido de auxiliar os Governos na elaboração de programas de reforço eficazes no combate ao paludismo.

Pretende-se com esta iniciativa, portanto, o intercâmbio de conhecimentos entre os especialistas na matéria, assente na articulação de:

- reforço institucional no combate contra a malária que permitirá discutir o papel dos Ministérios da saúde e da sua articulação com os ministérios do Ambiente, Obras Públicas (drenagens, pântanos, saneamento) e da Educação;

- Rede de apoio Técnico Cientifico que possibilitará conhecer os recursos humanos(entomologia, medicina, etc.) e laboratoriais existentes (estudo de sensibilidades a medicamentos, a larvicidas, abs de biologia molecular, etc.), disponibilidades passíveis de serem mobilizadas, articulação de meios e circulação da informação;

- Mobilização Social no Combate Contra a Malária, reportando contributos da comunidade no controlo da epidemia.

Por Angola participam Filomeno Pires Coelho Fortes, Director do Programa Nacional de Luta Contra a Malária e Chefe do Departamento de Controlo de Endemias; Carolina Ferreira, Médica de Serviço Nacional de Saúde colocada no Instituto Nacional de Saúde Pública.

O Brasil estará representado por José Lázaro Ladislau de Brito, Secretaria de Vigilância em Saúde, Cabo Verde por Carolina Leite, a Guiné-Bissau por Evangelino Quadé, Director do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo e Cunhate Nam Bangna, Moçambique por Nelson Cuamba, Coordenador Nacional do Programa de Combate à Malária, da República de Moçambique.

Por sua vez, Portugal enviará ao encontro, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Virgílio do Rosário, João Pinto, Ana Paula Correia e Jorge Torgal, fazendo-se Timor-Leste representar por Odete Maria Freitas Belo, Chefe da Saúde do Distrito de Viqueque.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem