As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Independentes retiram Câmara do Sal ao PAICV
- 22-Mar-2004 - 14:24

Cerca de cinco horas depois do fecho das urnas, a conquista da câmara do Sal por uma lista de independentes liderada por Jorge Figueiredo foi o grande momento das eleições autárquicas que domingo decorreram em Cabo Verde.


O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) perde assim uma das suas mais importantes e emblemáticas câmaras, com a candidata do partido que governa o país, Sara Lopes, a admitir a derrota, tendo, todavia, enaltecido a transparência da votação.

Outro facto que está a marcar este período de apuramento dos dados é o anúncio por parte do Movimento para a Democracia (MPD, maior partido da oposição) de que algumas mesas de votos no município da Praia, capital do país, registaram mais votos que o número de eleitores inscritos.

Apesar de a candidatura de Felisberto Vieira, candidato do PAICV, ter começado a festejar, perante números provisórios e parciais, os resultados para a câmara da Praia, só deverão, a confirmar-se um eventual protesto junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) pelo MpD, ser conhecidos ao longo do dia de segunda- feira.

Entretanto, de acordo com resultados provisórios anunciados pelas sedes das candidaturas e divulgados pela Rádio Nacional de Cabo Verde, o MpD, cerca das 23:00 de domingo (00:00 de segunda-feira em Lisboa), conquistara as câmaras de São Vicente, com Isaura Gomes, do Maio, com Manuel Ribeiro, da Boavista, com José Pinto Almeida e do Paul (ilha de Santo Antão), com Américo Silva.

O PAICV, até ao momento, segundo os mesmos dados, ganhou em São Filipe, com Eugénio Veiga, e na Brava, com Tamilo Gonçalves.

Um outro dado que está a merecer atenção saído deste escrutínio é a vitória do MpD em todas as câmaras do Barlavento, concorrendo com listas próprias ou apoiando listas de independentes.

O MpD conquistou agora duas autarquias que eram dirigidas por independentes, São Nicolau, com Amílcar Spencer Lopes, e a Ribeira Grande (ilha de Santo Antão), com Orlando Delgado, e a já referida câmara do Sal, onde apoiava a lista de Jorge Figueiredo, antigo membro do PAICV.

Os resultados definitivos das quartas eleições autárquicas em Cabo Verde só vão ser conhecidos na segunda-feira.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem