As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Duas maiores forças reclamam vitória, em votos ou câmaras
- 22-Mar-2004 - 14:43

As duas maiores forças políticas Cabo Verde reclamaram hoje vitória nas quartas eleições autárquicas do arquipélago, realizadas domingo, embora o partido no poder tenha conquistado menos câmaras do que o partido da oposição.


O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e primeiro-ministro, José Maria Neves, disse em conferência de imprensa que o seu partido, apesar de ter conquistado apenas seis câmaras (menos três do que o Movimento para a Democracia - MpD) "provou ser sociologicamente a maior força política de Cabo Verde".

José Maria Neves afirmou que o PAICV cresceu em número de votos e obteve uma votação superior ao MpD em todo o arquipélago, inclusive no grupo de ilhas de Barlavento, onde não conquistou nenhuma câmara.

O chefe do executivo cabo-verdiano frisou que as câmaras mais importantes, como a Praia, capital do país, Santa Cruz e Santa Catarina, todas na ilha de Santiago, onde reside a maior parte da população do arquipélago, ficaram no PAICV.

Embora tenha admitido que a perda da câmara do Sal para uma lista independente apoiada pelo MpD vai merecer "uma importante reflexão", sublinhou, sendo essa a tónica do seu discurso, que "globalmente o PAICV é o maior partido" e que "se as eleições legislativas fossem hoje - perante os resultados de domingo - o partido ganharia com maioria absoluta".

Entretanto, Agostinho Lopes, presidente do MpD, o maior partido da oposição, defendeu que "o resultado das autárquicas é um cartão amarelo ao governo do PAICV" e que este partido "deve daqui retirar as ilações devidas".

Lopes disse que o MpD afirmou-se como "uma alternativa de governação do país" e que a "derrota do PAICV ultrapassa o carácter autárquico".

O presidente do MpD reafirmou ainda que está a ser analisada a possibilidade de impugnação das eleições na Praia, onde o PAICV reclama a maioria absoluta, alegando irregularidades nomeadamente a existência de assembleias em que o número de votos é superior ao dos eleitores inscritos.

Esta situação foi rebatida por José Maria Neves, alegando que "apenas foi constatada uma situação onde os responsáveis pela mesa somaram, por engano, os votos para a Assembleia Municipal aos votos para a câmara", mas que isso não significa quaisquer intenções de fraude.

O MpD ganhou nove câmaras com candidatos próprios, incluindo São Vicente, onde se situa a cidade do Mindelo, com Isaura Gomes, tendo apoiado duas listas de independentes ganhadoras, no Sal e em Ribeira Grande (Santo Antão), respectivamente com Jorge Figueiredo e Orlando Delgado.

O PAICV conquistou seis das 17 câmaras, incluindo a cidade da Praia (capital), Santa Cruz e Santa Catarina, os três mais populosos municípios do país, todos na ilha de Santiago.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem