Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
740.457 eleitores para legislativas de domingo
- 22-Mar-2004 - 19:05

O total de eleitores inscritos para as legislativas de domingo próximo na Guiné-Bissau é de 740.457, disse hoje à Agência Lusa fonte do Departamento de Estatística e Informática (DEI) da Comissão nacional de Eleições (CNE).


Segundo Braima Turé, chefe do DEI da comissão eleitoral, houve um acréscimo de cerca de 41,4 por cento (aproximadamente mais 216.930 eleitores) em relação aos inscritos nos cadernos das últimas eleições gerais, realizadas em 1999, cujo total era de 523.507 eleitores.

O número de eleitores atingido contraria os cálculos iniciais divulgados pela CNE, que apontavam para um total de cerca de 540 mil votantes.

Tal aumento, acrescentou Braima Turé, deve-se ao facto de haver um "grande trabalho de correcção" dos dados iniciais fornecidos à CNE pelo Ministério da Administração Interna, decorrentes das actualizações de recenseamento feitas no país e no estrangeiro, junto das comunidades emigrantes.

"Estes dados do MAI deixavam muito a desejar. Por isso tivemos de rever tudo, para que assim pudéssemos ter números o mais próximo da realidade", disse Braima Turé, ao referir-se ao trabalho de apuramento final de dados que vão constar definitivamente nos cadernos eleitorais que serão afixados em todo o território nacional nas próximas 48 horas.

Em relação ao número de assembleias de voto que vão ser necessárias para o escrutínio de domingo, o chefe do Departamento de Estatística e Informática da CNE disse não estar ainda na posse dos dados finais, mas garantiu ter havido também um acréscimo em relação às eleições de 1999.

"Ainda não temos números definitivos, mas cremos que andará a volta de 2.000, o que significa que houve um ligeiro acréscimo em relação a 1999, quando tivemos 1.843", afirmou.

Braima Turé mostrou-se esperançado de que tudo irá "correr bem", tendo garantido que, no que toca aos serviços de Estatísticas e Informática da CNE, a votação de domingo "não terá constrangimentos de maior".

Aquele responsável da CNE desdramatizou também o facto de o total de votantes ter descido significativamente nos círculos Europa e Resto de África, sublinhando que o recenseamento que estava a ser efectuado em Setembro de 2003 começou dois dias antes do golpe de Estado de 14 desse mesmo mês.

Dessa forma, acrescentou, "fez-se o possível", embora tudo tenha sido considerado "um fracasso", uma vez que se recenseou para a votação de domingo apenas 52,76 por cento (10.870) dos 20.602 eleitores existentes em 1999.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO