As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Estudantes cabo-verdianos reúnem-se em Portugal
- 4-Dec-2002 - 17:32

O VII Encontro de Estudantes Cabo-verdianos em Portugal, que decorrerá em Aveiro no próximo sábado, visa dar a conhecer a obra de Amílcar Cabral, o pai das nacionalidades cabo-verdiana e guineense.

A iniciativa, que este ano tem como tema «Cabral ká móri» («Cabral não morreu», em português), é organizada pela Associação de Estudantes Cabo-verdianos em Aveiro (AECAv) e contará com a presença do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Onésimo Silveira.

Do programa do encontro consta a realização de uma conferência sobre Amílcar Cabral, no dia 7, seguida da exibição de um documentário, uma exposição, um torneio de futebol e um sarau cultural.

«Pretendemos lembrar aos colegas que vão estar presentes no encontro que, se hoje somos uma nação, é porque houve alguém que lutou por isso - Amílcar Cabral», disse o presidente da AECAv, João Lopes.

O encontro que se realiza pela quarta vez na Universidade de Aveiro, onde, segundo as estimativas de João Lopes, há cerca de uma centena de estudantes cabo-verdianos, serve também como espaço de convívio e de promoção daquele arquipélago.

«Durante o ano temos de estar mergulhados sobre as fotocópias a estudar e, por isso, estes dias são para nós convivermos», adiantou João Lopes.

A presença, nestes encontros, de um vasto público oriundo não só de Portugal, mas também de outros países africanos de língua oficial portuguesa, do Brasil, de Timor e de diversos países europeus, tem resultado em verdadeiras «cimeiras culturais».

Criada em 1999, a AECAv surgiu da necessidade de os estudantes cabo-verdianos em Aveiro terem uma maior ligação entre si e a sua terra mãe.

Além de proporcionar e facilitar o conhecimento e o relacionamento entre todos os estudantes cabo-verdianos residentes em Aveiro, a Associação tem ainda como objectivos estabelecer relações com associações similares e proporcionar uma melhor integração dos estudantes cabo-verdianos na sociedade local e universitária.

Amílcar Cabral morreu em Conacri, República da Guiné, a 20 de Janeiro de 1973 quando chefiava a guerrilha contra as tropas coloniais portuguesas.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem