As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente da República defende esforço da CPLP para combate a paludismo
- 23-Mar-2004 - 14:54

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, defendeu hoje um esforço conjunto dos Estados membros da CPLP na adopção de estratégias comuns para o combate ao paludismo que afecta a maioria dos Países desta comunidade.


O Chefe de Estado são-tomense lançou este apelo hoje na abertura do Primeiro encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, sobre o paludismo que decorre num dos hotéis da capital são-tomense.

"Estou certo de que, com a ajuda mútua entre nós, podemos alterar o actual cenário do paludismo nos nossos Países", disse Fradique de Menezes.

"Urge - exortou - unirmos esforços no seio da comunidade (...) para o reforço e o alcance dos objectivos preconizados em cada um dos respectivos planos estratégicos de luta contra esta doença nos nossos Países".

Lembrou, neste passo, que o paludismo impõe custos elevados para os orçamentos da maioria dos Países da comunidade e tem pesado negativamente sobre o desenvolvimento económico dos respectivos Estados, sobretudo os do continente africano e Timor-Leste.

Além de troca de experiências, esta primeira reunião da CPLP poderá, na previsão do presidente são-tomense, abrir o caminho para se identificar áreas de cooperação no domínio da investigação, formação, assistência técnica e bem assim para o estabelecimento de parcerias com vista a erradicação da doença.

"Não há dúvida de que este primeiro encontro vos proporcionará um momento ímpar de reflexão e de adopção de estratégias comuns em algumas das áreas de intervenção de luta contra o paludismo", disse.

Além do presidente de São Tomé e Príncipe, o acto de abertura contou com a presença de uma representante do secretariado executivo da CPLP, a angolana Juvelina Imperial, a primeira-ministra são-tomense, Maria das Neves, e vários membros do seu executivo, bem como representantes do corpo diplomático.

Participam no encontro técnicos e especialistas da área de saúde de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Cabo Verde é único país da CPLP que não se faz representar.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem