As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
CPLP quer lançar curso geral sobre combate à malária
- 26-Mar-2004 - 14:25

Os estados-membros da Comunidade de países de língua portuguesa, CPLP, propõem-se lançar em 2005 um curso geral sobre malária (paludismo) destinado aos seus técnicos da saúde, no âmbito da luta contra a doença na maioria dos países lusófonos.


Esta foi uma das decisões adoptadas quinta-feira na capital de São-Tomé e Príncipe no final do primeiro encontro da CPLP sobre o Paludismo.

Na reunião participaram técnicos e especialistas de saúde da Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe (país anfitrião), bem como um representante do secretariado executivo da CPLP. Cabo Verde não participou.

Segundo o documento final, a proposta mais concreta apresentada na reunião para o curto prazo de 24 meses inclui um Curso Geral de Malária, baseado nos cursos da OMS, a ser implementado em 2005.

Lido na cerimónia de encerramento pelo médico português Virgílio do Rosário, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal, o documento propõe ainda um curso de biologia molecular a realizar-se em 2005 em Angola e que servirá de referência para os oito Estados da CPLP no quadro de combate à malária.

Ainda no capítulo de formação, a conferência recomendou a elaboração de um programa de mestrados e de doutoramento que vá ao encontro das necessidades nacionais.

Os técnicos de saúde da CPLP consideraram fundamental fazer-se o levantamento dos recursos humanos existentes e das capacidades institucional e laboratorial nas diversas áreas de acção ligadas à luta contra a malária.

No âmbito da informação e da educação para o combate à doença, a conferência recomendou a elaboração de um boletim informativo de periodicidade semestral, a criação de um "site" da CPLP na internet e a difusão de manuais, folhetos, cartazes e material audiovisual.

Os participantes pretendem que, na agenda da próxima Cimeira dos Chefes de Estados da CPLP, marcada para finais de Julho em São Tomé e Príncipe, seja incluído um protocolo específico sobre a malária, com o respectivo orçamento.

Com as excepções de Portugal e Cabo Verde, o paludismo afecta a maioria dos países da CPLP.

De acordo com dados do ministério da saúde de São Tomé, o paludismo é responsável por quatro de cada 10 mortes nos centros hospitalares do arquipélago e afecta mais de 40 mil pessoas por ano.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem