As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Questões económicas marcam visita de Jorge Sampaio
- 26-Mar-2004 - 14:41

O Presidente português inicia segunda-feira uma visita de cinco dias a Cabo Verde dominada pelas questões económicas, com particular reflexo no turismo para cujo desenvolvimento deverá contribuir um novo acordo aéreo entre os dois países.


A cooperação entre Portugal e Cabo Verde é outro dos pontos fortes da visita oficial de Jorge Sampaio, durante a qual será assinado o Plano Anual de Cooperação para 2004, no valor de 18 milhões de euros, segundo fonte da presidência.

A vertente das parcerias económicas será uma das questões a abordar pelo Presidente com as autoridades de Cabo Verde, país que, pela sua estabilidade e crescimento económico, é cada vez mais atractivo para os investimentos privados, disse a fonte.

A provar o interesse de empresas portuguesas no mercado de Cabo Verde está a delegação de 20 empresários que acompanha Jorge Sampaio e que participa num seminário económico, em que o sector do turismo ocupará um lugar de destaque.

Durante o encontro, o governo cabo-verdiano vai apresentar aos empresários portugueses o Plano Global de Desenvolvimento Turístico, que, devido ao grande peso deste sector na economia do país, é praticamente um plano global de desenvolvimento.

Este projecto prevê também a construção de outras infra- estruturas de apoio ao turismo e de formação profissional, o que pode constituir uma oportunidade de negócio para empresas portuguesas, além da construção do novo aeroporto da Praia e de infra-estruturas portuárias, que o governo cabo-verdiano pretende reconstruir.

Empresas como a EDP, Águas de Portugal, Portugal Telecom, Grupo Pestana, Caixa Geral de Depósitos ou Air Luxor, estão representadas na comitiva, que abrange sectores como a construção civil, o turismo e a indústria têxtil e do calçado.

Ainda na vertente económica, está a ser revisto o acordo aéreo entre os dois países de forma a permitir a entrada de outros operadores, uma vez que actualmente apenas a TAP-Air Portugal e a TACV (Transporte Aéreos de Cabo Verde) asseguram voos regulares.

O novo acordo, que deverá ser assinado durante a visita, é, segundo fonte da presidência, aguardado com grande expectativa em Cabo Verde, uma vez que, com o previsível aumento do número de voos e consequente redução das tarifas, terá um impacto positivo tanto ao nível do turismo como do transporte de bens e mercadorias.

Portugal poderá, com este acordo, competir nesta área com países como Espanha e Itália, que já têm parcerias semelhantes com Cabo Verde, levando ao país um maior número de turistas.

As relações económicas em termos de exportações para Cabo Verde têm também um importante peso na economia portuguesa, uma vez que este país está entre os vinte primeiros nesta área, superando mesmo alguns países da União Europeia.

Em 2002, o valor das exportações portuguesas para Cabo Verde foi de 143 milhões de euros.

A nível empresarial, a Portugal Telecom apostou em Cabo Verde para a abertura de um "call center", que emprega 250 cabo-verdianos. Isto significa que, qualquer português que pretenda aceder ao serviço 118 (informações) pode ser atendido por um operador em Cabo Verde.

A visita de Jorge Sampaio é igualmente prova das boas relações políticas entre os dois países, uma vez que Cabo Verde é o único país que o Presidente português está a visitar pela segunda vez, e foi o primeiro onde se deslocou oficialmente depois de tomar posse.

A situação da comunidade cabo-verdiana em Portugal, estimada em cerca de 80.000 pessoas, deverá também ser abordada. Segundo a revista norte-americana Foreign Policy, esta comunidade é a principal fonte de transferências de dinheiro para Cabo Verde, estimadas em 100 milhões de dólares em 2001 e que representaram neste ano 13,6 por cento do Produto Interno Bruto do país.

O interesse de Cabo Verde em aproximar-se da União Europeia, contando para isso com a ajuda de Portugal, e a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Julho próximo, em São Tomé e Príncipe, serão igualmente assuntos a discutir durante a visita.

Da comitiva de Sampaio fazem parte o ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Manuela Franco, uma delegação da Assembleia da República e presidentes de três autarquias - Oeiras, Palmela e Torres Novas - muito activas na cooperação com Cabo Verde.

Durante a sua estada, Sampaio tem previsto encontros com o seu homólogo, Pedro Pires, com o primeiro-ministro, José Maria das Neves, e visitas, além da Cidade da Praia, na Ilha de Santiago, às ilhas do Fogo, de Santo Antão e ao Mindelo.

Considerado pelas Nações Unidas um dos poucos casos de sucesso em termos de desenvolvimento humano no continente africano - ocupa o 4º lugar - Cabo Verde deverá em breve deixar de ser considerado um país em desenvolvimento para passar ao nível de desenvolvimento médio.

Situado em pleno oceano Atlântico, o arquipélago, composto por 10 ilhas, conta com uma população de 454.000 habitantes (censos de 2000).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem