As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Incidentes na estrada do aeroporto sem feridos
- 28-Mar-2004 - 15:43

Grupos de eleitores de três bairros de Bissau confrontaram-se hoje com as forças de segurança pública guineenses, depois de um protesto contra o atraso de seis horas na abertura das urnas das eleições legislativas na Guiné-Bissau.


Populares dos círculos eleitorais do bairro de Missira, Cuntum e "Aldeia SOS" levantaram barricadas na estrada com paus, pedras e pneus, o que levou à intervenção de elementos da Brigada de Intervenção Rápida (BIR), afectas à Polícia de Ordem Pública (POP).

Contudo, das confrontações não resultaram quaisquer vítimas.

A Agência Lusa testemunhou a confrontação física entre os elementos da BIR e os populares do bairro de Missira, na sua grande maioria jovens que decidiram cortar as duas faixas de rodagem da estrada que liga o centro de Bissau ao aeroporto.

Os elementos da BIR, empunhando espingardas metralhadoras AK-M e lança-granadas de gás lacrimogéneo, não chegaram a utilizar as armas devido aos insistentes pedidos de algumas individualidades guineenses que se deslocaram ao local, apelando à calma.

Foi o caso de Macária Barai, conhecida activista dos direitos humanos e que se tem notabilizado nas iniciativas em prol da reconciliação nacional, que, de pronto, abordou o comandante das BIR, José Barai, a quem pediu para manter o "sangue frio" dos seus homens.

Depois de muitas exaltações entre a polícia, apoiada por seis militares, e os populares, o próprio comissário geral da POP, general BÈTchofla Na Fafé, chegou ao local, ordenando calma aos seus homens que, de imediato, abandonaram o local.

No entanto, os populares mostraram-se relutantes em levantar as barricadas nas estradas, sublinhando que só acabariam com o protesto quando as urnas de voto chegarem aos respectivos círculos.

Alguns deles afirmaram à Lusa que estavam junto às assembleias de voto, desde as 05:00 locais (06:00 em Lisboa).

A Lusa seguiu, depois, a caravana do comissário geral da POP, que se deslocou à sede da Comissão Regional de Eleições (CRE) de Bissau, não tendo obtido aí nenhuma explicação sobre o que, de facto, está a motivar esses atrasos na chegada de materiais eleitorais a vários círculos da capital guineense.

A Lusa foi informada no local que ninguém sabe do paradeiro da presidente da CRE de Bissau, Segunda Teixeira, que terá sido substituída interinamente por José Alvarenga, dirigente da CNE.

Entretanto, o atraso na chegada dos materiais eleitorais levou a que muitas altas individualidades do país a adiar a hora prevista para votar.

Seis horas após a abertura oficial das urnas, Carlos Gomes Júnior, presidente do Partido Africano de Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Hélder Vaz, candidato a primeiro-ministro pela Plataforma Unida, ainda não votaram.

A Lusa apurou igualmente que o bispo de Bissau, D. José Camnaté Na Bissign, também não votou pelos mesmos motivos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem