As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
CNE sem nota oficial líder militar, pode adiar resultados
- 31-Mar-2004 - 21:03

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau tem conhecimento das declarações do líder do Comité Militar, mas não recebeu qualquer documento oficial a pedir o adiamento do anúncio dos resultados, disse à Lusa um porta-voz deste órgão.


"Ouvimos as declarações do general Veríssimo Correia Seabra e sabemos a proposta que fez, mas não temos conhecimento oficial de um pedido para o adiamento do anúncio dos resultados das eleições" legislativas", afirmou Filomeno Lobo de Pina, secretário-executivo adjunto da CNE.

No entanto, Lobo de Pina admitiu que o anúncio dos resultados, inicialmente previsto para as 17:00 locais (18:00 em Lisboa), e posteriormente marcado para as 21:00, poderá ser adiado, mas por outras razões.

"Os funcionários da CNE, ao tomarem conhecimento da intenção de um partido em fazer uma manifestação defronte da CNE foram-se embora e ainda não regressaram, pelo que os votos deixaram de ser contados", justificou, adiantando ainda que a reunião plenária da CNE, prevista para as 18:00 (19:00 em Lisboa) deverá, em princípio, ser adiada.

Sem essa reunião, segundo a Lei Eleitoral, a CNE não poderá divulgar os resultados, pois cabe a este órgão reunir-se com os representantes das forças políticas concorrentes antes de divulgar resultados oficiais, mesmo que provisórios.

Lobo de Pina aludia à intenção de o Partido da Renovação Social (PRS) organizar uma manifestação de protesto junto à sede da CNE, iniciativa que, entretanto, foi já desconvocada.

No entanto, a Lusa constatou a existência de um forte contingente policial quer defronte da CNE quer em frente à Comissão Regional de Eleições (CRE) do Sector Autónomo de Bissau (SAB), onde a situação estava totalmente calma.

Ao longo da tarde, foram aumentando os receios em Bissau quanto a eventuais distúrbios que poderiam ser provocados pelos militantes do PRS, que, logo após a conferência de imprensa dada ao fim da manhã pelo partido, estavam a mobilizar militantes para a manifestação.

Nessa conferência de imprensa, o PRS afirmou que só aceitará os resultados das eleições se a CNE tiver em conta "todas as irregularidades" detectadas no processo eleitoral e exigiu, paralelamente, a demissão da direcção deste órgão.

Entretanto, nas ruas de Bissau, e apesar do anúncio dos resultados ainda não ter sido efectuado, centenas de simpatizantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), dado oficiosamente como vencedor das legislativas, estão a concentrar-se junto à sede desta força política.

Vários veículos com cartazes do PAIGC circulam ruidosamente pelas ruas da capital guineense, celebrando a "vitória" do antigo partido único, que governou a Guiné-Bissau desde a independência, decretada unilateralmente em 1973, até 1999.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem