As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro aposta no combate à pobreza e à exclusão
- 6-Apr-2004 - 14:15

O primeiro- ministro de Cabo Verde colocou segunda-feira, 48 horas após uma profunda remodelação governamental, o combate à pobreza e à exclusão social como "prioridades absolutas" do Executivo.


Dirigindo-se ao país em tom de justificação para as mudanças operadas no elenco governativo, José Maria Neves defendeu que para combater a pobreza é preciso qualificação da mão-de-obra, capacidade de atracção de investimentos externos e o desenvolvimento de um tecido empresarial privado competitivo.

O chefe do Governo sublinhou ainda que "só um forte combate à exclusão social e a implementação de políticas de solidariedade podem garantir melhores condições de vida aos cabo-verdianos".

No entender do primeiro-ministro, as áreas de descentralização e do desenvolvimento regional, sectores considerados fundamentais para a luta contra a pobreza e a exclusão, saem "reforçados com a recente remodelação do Governo.

No alinhamento das prioridades, Neves colocou também a "deslocalização da liderança do processo de desenvolvimento municipal do poder central para os dirigentes locais", criando mecanismos de financiamento para sustentar "uma dinâmica de desenvolvimento local e regional".

"As relações entre o governo e as autarquias devem processar-se na base da lealdade institucional e do respeito mútuo", afirmou, horas depois de a oposição ter acusado o Governo de estar a preparar um esvaziamento do poder autárquico.

A criação do Ministério da Administração Interna, na recente metamorfose do Governo, visa, de acordo com José Maria Neves, articular as áreas de segurança e ordem públicas, as questões eleitorais, a descentralização e o desenvolvimento regional, "reforçando o espaço da cidadania, da sociedade civil e dos direitos humanos".

Sobre o sector económico, o primeiro-ministro explicou que os desafios desta nova etapa de governação passam pelo "incentivo às parcerias dos sectores público e privado".

"A transformação do sector privado em motor do desenvolvimento dará um novo impulso ao turismo, à indústria, à expansão dos investimentos e das exportações e à adesão de Cabo Verde à Organização Mundial do Comércio", salientou.

O sector dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades "também saiu reforçado", no entender do primeiro-ministro, acentuando a questão das comunidades emigradas e a parceria especial com a União Europeia, um dos objectivos primordiais da política externa do país.

O primeiro-ministro garantiu ainda que esta remodelação visa introduzir "uma nova dinâmica na governação do país", com um governo "preparado para um novo salto, ancorado nos avanços já conseguidos e numa forte dinâmica da economia real".

O novo elenco governamental toma posse na quarta- feira, com sete novos ministros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem