As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Conselho Empresarial deve ser formalizado já em Junho, em Lisboa
- 7-Apr-2004 - 14:16

O Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá ser formalizado já em Junho em Lisboa, disse hoje à Agência Lusa o vice-presidente executivo da Comissão Instaladora.


Francisco Mantero, que falava no final de um encontro com o presidente timorense Xanana Gusmão, acrescentou que aproveitou esta vinda a Timor-Leste para explicar aos órgãos de soberania o projecto de criação do Conselho Empresarial da CPLP.

A escritura constitutiva do Conselho Empresarial deverá ocorrer no próximo dia 04 de Junho, "mas trata-se ainda de uma data indicativa, pois actualmente está-se na fase administrativa e burocrática", acrescentou.

O projecto de constituição do Conselho Empresarial nasceu na cimeira de chefes de Estado e de governo da CPLP, realizada em Maputo em Julho de 2000.

Na ocasião, os chefes de Estado e de governo dos sete países que criaram a CPLP, em 1998 (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe) decidiram dotar a comunidade de uma vertente económica e empresarial.

Cerca de dois anos mais tarde, em Lisboa, aquando da realização do I Fórum Empresarial da CPLP - já com a participação de Timor-Leste, que restaurou a independência, em Maio de 2002 -, foi decidido criar o Conselho Empresarial da CPLP, à semelhança do Commonwealth Business Council e do Forum Francophone des Affaires.

A decisão foi apoiada e ratificada um mês depois, em Julho, no Conselho de Ministros da CPLP realizado em Brasília.

De acordo com os Estatutos, a que a Lusa teve acesso, o Conselho Empresarial terá como órgãos sociais a Assembleia geral, a Direcção, um Conselho de Acompanhamento e o Conselho Fiscal, e a sede ficará em Lisboa.

A Direcção, formada por nove elementos, terá o mandato de três anos e tem obrigatoriamente de integrar pelo menos um membro da cada país da CPLP.

Como o presidente da Direcção será designado anualmente por votação, seguindo a ordem alfabética dos Estados membros, cabe a Angola a designação do primeiro responsável máximo da organização.

O Conselho de Acompanhamento será composto pelos embaixadores dos Estados membros acreditados em Lisboa e pelo Director Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

A Assembleia Geral será presidida pelo Brasil e o Conselho Fiscal por Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem