Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
«O português é parte fundamental da nossa identidade», afirma Xanana
- 19-Apr-2004 - 14:20

O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, defendeu hoje a língua portuguesa como "parte fundamental" da identidade do seu país, apesar das dificuldades "enormíssimas" que reconheceu existirem na sua reintrodução após 24 anos de proibição do seu uso.


Ao intervir em Viseu no I Congresso Bienal "A língua portuguesa na CPLP", organizado pelo Instituto Piaget, Xanana Gusmão afirmou que, "nesta era de globalização", a opção de Timor pela língua portuguesa tem gerado controvérsia.

"Questionam porquê a opção pela língua portuguesa quando temos a Sul países que falam a língua inglesa e a Norte países que falam malai", disse, acrescentando que o inglês a nível comercial, diplomático e político colocaria o jovem país "no contexto das parcerias com aqueles países".

Segundo Xanana Gusmão, esta opção "numa área em que o inglês se torna cada vez mais influente" foi considerada "pura e simplesmente irrealista".

No entanto, considera que essas "pressões do consumismo" não dizem "absolutamente nada do afecto entre os povos, da amizade, da irmandade que a língua como veículo de comunicação pode transmitir".

Do "Portugal dos navegadores", o seu país herdou "uma identidade cultural e histórica" que o liga "aos irmãos de África e a um pedaço da China (Macau)" de que diz orgulhar-se, uma vez que torna Timor- Leste "diferente de uma imensidão de ilhas que formam o arquipélago indonésio".

Na opinião do líder timorense, se o seu país não tivesse vivido sob a ocupação indonésia, "hoje os timorenses estariam a contribuir, não só para a consolidação, mas também para o enriquecimento da língua portuguesa".

No entanto, os 24 anos de proibição de uso e ensino do português levaram a juventude timorense a aprender indonésio, referiu, lembrando que, mais de 50 por cento dos 800 mil habitantes de Timor- Leste têm menos de 20 anos de idade.

"Por causa dos 30 anos em que fomos obrigados a viver de outra maneira, em que a nossa juventude foi obrigada a desviar-se um bocado do caminho do nosso destino, hoje sentimos maior dificuldade quando falamos de reintegração da língua portuguesa", admitiu.

Reconhecendo que "as dificuldades de reintrodução da língua portuguesa em Timor-Leste são enormíssimas", garantiu estar determinado a segurá-la "naquela imensa Ásia e no Pacífico", o que dá à CPLP uma dimensão de projecto planetário.

Para tal, disse esperar a ajuda do Instituto Piaget, que já demonstrou interesse em instalar-se em Timor-Leste, com um projecto educativo que vai desde o ensino básico ao superior.

"Sonhar e realizar em português vale a pena. Fernando Pessoa disse "tudo vale a pena quando a alma não é pequenaÈ e a alma da CPLP está viva e não é pequena", sublinhou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem