As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde e Portugal estreitam cooperação militar
- 25-Oct-2002 - 9:37

Cabo Verde e Portugal assinaram um programa-quadro de cooperação técnico-militar, que prevê o desenvolvimento de um conjunto de acções em diversas áreas, que estarão reunidas em cinco projectos, ao longo do triénio 2003-2005.


O documento foi assinado no âmbito de uma visita do Major- General José Luís Pinto Ramalho, Director Geral da Política de Defesa Nacional de Portugal, que visitou durante quatro dias a Cabo Verde. Da parte cabo-verdiana o subscritor foi o Director Geral de Defesa, Tenente Coronel Reis Brito.

Apoio técnico pela parte portuguesa às estruturas superiores das forças armadas cabo-verdianas, assistência à organização e funcionamento do Instituto de Estudos Militares e capacitação da Guarda Costeira são algumas das acções previstas.

O programa compromete igualmente Portugal na formação de unidades de forças especiais cabo-verdianas e no apoio à reorganização do Centro de Instrução Militar de Morro Branco, na Ilha de S. Vicente.

A materialização de vários outros projectos de vigência anual ficou também acordada, nomeadamente a formação de pessoal regular das Forças Armadas Cabo-Verdianas (FACV) e assistência sanitária em Portugal a militares de Cabo Verde em especialidades não disponíveis no arquipélago.

Ao longo da visita, aquele responsável militar português procedeu à entrega de um lote de fardamento aos fuzileiros de Cabo Verde, num gesto de apoio pontual.

Para José Luís Ramalho o acordo assinado «responde às exigências de um bom relacionamento entre as forças armadas de dois países amigos, que querem estar preparadas para enfrentar os grandes desafios da actualidade».

O Tenente-Coronel Brito Reis, destacou a importância das acções de formação previstas no programa e o apoio que as Forças Armadas Portuguesas irão dar à reorganização do Centro de Instrução Militar de Morro Branco.

Nessa óptica, aquele responsável de Cabo Verde perspectivou para aquela estrutura «maior qualidade na formação a ser ministrada aos jovens cabo-verdianos e, se for necessário, a jovens oriundos de outras paragens, nomeadamente dos países africanos de língua portuguesa».

Durante a sua estada em Cabo Verde, o Major General José Luís Ramalho foi recebido pelo Ministro da Defesa, Armindo Maurício, e pelo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas Cabo- Verdianas, Antero Matos.

Visitou igualmente diversas unidades militares instaladas nas ilhas do Sal, S. Vicente e da Cidade da Praia (ilha de Santiago).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem