As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Futuro governo terá 16 ministérios e sete secretarias de Estado
- 20-Apr-2004 - 14:17

O futuro governo da Guiné-Bissau contará com 16 ministérios e sete secretarias de Estado, cujos cargos estão a ser preenchidos, revelou o próximo primeiro- ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.


Em declarações feitas segunda-feira à noite o também presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), formação vencedora das eleições legislativas de Março último, escusou-se, contudo, a adiantar os nomes dos titulares do próximo executivo.

Carlos Gomes Júnior sublinhou que os nomes estão ainda a ser "negociados", escusando-se também a indicar se o próximo governo contará com dirigentes de outras formações, nomeadamente do Partido da Renovação Social (PRS), segundo classificado na votação.

O PAIGC terá de ser formalmente convidado pelo presidente guineense, Henrique Rosa, a adiantar um nome para primeiro-ministro, que, só depois, apresentará a lista dos governantes.

No entanto, isso só acontecerá depois de a Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense divulgar os resultados finais definitivos das legislativas, acto que tem sido sucessivamente adiado desde 8 deste mês.

Carlos Gomes Júnior falava à Lusa para comentar a decisão do PRS, anunciada ao fim da tarde de segunda-feira, de considerar "nulas" as eleições de Março último, afirmando, ao mesmo tempo, que não participará no próximo governo nem os 35 deputados eleitos vão sentar- se na futura Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento).

No entanto, o futuro primeiro-ministro, que já se assumiu como tal, não as comentou, sublinhando que uma resposta será dada hoje ao fim da manhã, depois de uma audiência com Henrique Rosa.

Domingo, o PAIGC elegeu o antigo líder do partido Francisco Benante como futuro presidente do Parlamento, tendo também escolhido a membro do Comité Central Satu Camará Pinto para a primeira vice- presidência da ANP.

Quanto aos resultados eleitorais definitivos, fonte do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) guineense adiantou segunda-feira à Lusa que o acórdão final sobre as reclamações apresentadas por dois partidos já está elaborado e que foi remetido à CNE.

No entanto, é ainda incerto quando serão revelados os resultados, tendo fonte da CNE indicado que poderão ser divulgados "a qualquer momento", tudo dependendo de "acertos finais", cuja natureza não especificou.

Os resultados provisórios das legislativas, a que concorreram 12 partidos e três coligações, foram divulgados a 04 deste mês e deram a vitória ao PAIGC, que elegeu 45 dos 100 parlamentares em liça.

Atrás do antigo partido único ficou o PRS, que elegeu 35 deputados, o Partido Unido Social-Democrata (PUSD), com 17, e as coligações União Eleitoral (UE), com dois, e Aliança Popular Unida (APU), com um.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem