As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Músicos de quatro países participam no Festival da Gamboa
- 22-Apr-2004 - 17:53

Músicos brasileiros, guineenses, holandeses e portugueses, além de cabo-verdianos, participam este ano no Festival da Gamboa, a decorrer de 14 a 16 de Maio na praia com o mesmo nome, junto da capital de Cabo Verde.


A edição deste ano do Festival da Gamboa vai privilegiar a valorização da cultura tradicional do arquipélago, mas sem descurar a participação de artistas internacionais, garante a organização.

O cenário onde decorre o Festival da Gamboa, um dos mais conhecidos festivais de Cabo Verde, a par da Baía das Gatas (São Vicente) e Santa Maria (Sal), é único na sua geografia, com a baía recortada em meia lua, entre o mar e a cidade, e o ilhéu de Santa Maria, a escassos 200 metros.

O presidente da Câmara municipal da Praia, entidade que organiza o festival, garante que a edilidade já está a trabalhar na organização do festival.

"Queremos fazer um festival fundamentalmente voltado para a valorização dos novos talentos nacionais, mas vamos ter eventualmente dois ou três nomes de dimensão internacional", disse Felisberto Vieira.

Os artistas nacionais convidados são Zeca e Zezé di Nha Reinalda (Funaná), o cantor Ildo Lobo, mestre das mornas e coladeras, e ainda Albertino e Betina Lopes.

A edição do Festival da Gamboa de 2004 contará ainda com a presença de Tcheka, que tem vindo a trabalhar a música tradicional de percussão, e Heavy H.

Da Holanda virá a cantora cabo-verdiana Suzana Lubrano que ganhou o "Kora Awards" na última edição do prémio na África do Sul.

Foram convidados ainda o grupo de música tradicional guineense Filho de Gumbé e, de Portugal, os Terracota.

A organização garantiu ainda que estão a ser feitos contactos para trazer a Cabo Verde o artista brasileiro Martinho da Vila, cujas negociações não estão concluídas.

No entanto a presença brasileira está já garantida pelo grupo de Samba e Axé, Banda do Pelôda, da Baía.

Para além disso, Felisberto Vieira anunciou como novidade que, no último dia do festival, decorrerá a "Estrada de Santiago", uma iniciativa que visa fazer o "percurso de toda a música tradicional da ilha de Santiago até aos dias de hoje".

O festival terá um orçamento menor do que o ano passado, em 2003 a Câmara disponibilizou 13 mil contos cabo-verdianos (100,5 mil euros), mas "não vai perder em qualidade", garante o autarca.

A Câmara Municipal da Praia assinou um protocolo com os Transportes Aéreos de Cavo Verde(TACV), que irá patrocinar o festival, nomeadamente na questão das passagens aéreas para os artistas e no excesso de bagagens no transporte de instrumentos musicais.

A autarquia vai ainda homenagear cinco emigrantes que se destacaram pelo seu sucesso nas áreas de investimentos, desportos, saúde e cultura.

Uma iniciativa que vem ao encontro da ideia do governo, a ser aprovada hoje em sede de Conselho de Ministros, de consagrar 2004 como o ano do emigrante.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem