Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Primeira bienal de artes plásticas em Portugal em 2005
- 29-Apr-2004 - 20:23

Os ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram hoje a realização da primeira bienal de artes plásticas da comunidade, que se realizará em 2005 em Portugal.


Esta decisão, que consta da Resolução de Maputo que hoje encerrou o III Encontro de Ministros da Cultura da CPLP, visa reforçar o projecto de mercado comum cultural entre os países de língua oficial portuguesa.

Neste ponto, os participantes no encontro saudaram a ratificação por Portugal, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe dos acordos em matéria de isenção de vistos para agentes culturais, exortando os restantes parceiros a adoptarem idêntica atitude "no mais curto espaço de tempo".

Os ministros lusófonos concordaram ser necessário "ampliar a participação da sociedade civil na definição e execução das políticas culturais no âmbito da CPLP" e comprometeram-se a fazer anteceder as suas deliberações "da mais ampla consulta possível".

Do III Encontro saiu igualmente um apelo no sentido da activação do Fundo Cultural da CPLP, para o qual apenas Portugal contribuiu, e da procura de parcerias de mecenato "junto de instâncias nacionais e internacionais, públicas e privadas".

Os ministros acordaram igualmente no incremento do ensino artístico nos currículos escolares e na necessidade da participação de representantes dos ministérios da Educação, Ciência e Ensino Superior nas cimeiras da Cultura da CPLP.

O projecto de acordo sobre cooperação cinematográfica e audiovisual foi acolhido nas conclusões do III Encontro, tendo os responsáveis pela cultura dos países lusófonos sugerido a sua assinatura na próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Este projecto inclui o processo de recuperação dos arquivos audiovisuais dos Estados membros, no âmbito da cooperação entre a CPLP e a UNESCO, e uma filosofia de associação entre as diversas televisões públicas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem