As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Portugal é o 18º país com maior liberdade de imprensa
- 30-Apr-2004 - 20:38

Portugal foi o 18º país com maior liberdade de imprensa durante o ano passado, segundo uma classificação estabelecida pela organização não governamental Freedom House, divulgou hoje o Sindicato dos Jornalistas.


De acordo com relatório, Portugal está a par de países como Austrália, Bahamas, São Marino e São Vicente e as Granadinas.

Entre os países de língua oficial portuguesa, foram ainda considerados livres São Tomé e Príncipe (64º posição) e Timor-Leste (68º), parcialmente livres o Brasil (80º), Cabo Verde (80º) e Moçambique (100º), e já abaixo da fasquia Guiné-Bissau (127º) e Angola (142º).

O documento - que avaliou órgãos de imprensa escrita, digital, radiofónica e televisiva - revela que alguns dos casos mais preocupantes em 2003 tiveram lugar em países como a Rússia ou a Bolívia, cuja democracia está em crise, mas também na Itália.

"O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, tem exercido demasiada influência no serviço público televisivo da RAI", referiu uma das responsáveis pela sondagem, Karin Deutsch Karlekar, sublinhando ainda que o político tem afectado o pluralismo jornalístico do país através do seu "império" de comunicação social, que engloba três grandes televisões privadas.

O estudo mostra também que dez países - Bolívia, Bulgária, Cabo Verde, Gabão, Guatemala, Guiné-Bissau, Itália, Moldávia, Marrocos e as Filipinas - desceram de categoria durante o ano passado, enquanto o Quénia e a Serra Leoa revelaram progressos.

A análise da Freedom House evidencia igualmente que a região do Médio Oriente/Norte de África foi a aquela em que a liberdade de imprensa enfrentou mais problemas, constando 90 por cento da região como "Não Livre".

No fundo da tabela apresentam-se Birmânia, Cuba, Líbia, Coreia do Norte e Turquemenistão, um conjunto de países, que segundo a descrição do documento, os média independentes praticamente não existem ou quase não conseguem trabalhar, com a imprensa a funcionar como porta-voz dos regimes.

O relatório acrescenta que a liberdade de imprensa sofreu um declínio em todo o mundo no ano passado, na sequência de perseguições, pressões políticas e violência (protagonizada por figuras de Estado ou não).

De entre os 193 países monitorizados pela Freedom House, 73 deles (cuja população representa 17 por cento do total), são considerados "Livres", enquanto 49 (abrangendo 40 por cento da população) está na faixa dos "Parcialmente Livres" e 71 (onde reside 43 por cento das pessoas) surge como "Não Livre".

A organização não governamental Freedom House foi criada há mais de 60 anos por Eleanor Roosevelt, promovendo os valores da democracia e liberdade de expressão.

A entidade detém estruturas em algumas cidades internacionais, como Nova Iorque, Washington, Budapeste, Bucareste e Belgrado.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem