As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Recenseamento Geral da Agricultura em marcha até Julho
- 4-May-2004 - 18:28

O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas de Cabo Verde iniciou na passada segunda-feira no arquipélago o 3º Recenseamento Geral da Agricultura, que vai prolongar-se até finais de Julho.


Este terceiro estudo abrangente da realidade agrícola cabo-verdiana desde finais da década de 80 do século XX deverá, na previsão dos técnicos do sector, "revelar uma profunda alteração na agricultura do país".

A introdução, nos últimos anos, da técnica de rega "gota a gota" é a principal razão para a metamorfose ocorrida na agricultura de Cabo Verde, que transformou, não só o método de produção, como também o tipo de culturas.

Com a generalização do sistema de "gota a gota" um pouco por todas as ilhas, mas com maior incidência nas de Santiago e Fogo, onde predomina o sequeiro, a horticultura e a fruticultura têm vindo a ganhar terreno face, essencialmente, à produção de milho, mas também de outros cereais.

No entanto, segundo os técnicos contactados pela Lusa, este estudo poderá ainda esclarecer até que ponto alguns dos locais de tradicional uso agrícola, como os férteis vales que confinam com praias, estão a ser prejudicados com a salinização provocada pela extracção de areia.

Os trabalhos a realizar nas nove ilhas habitadas do país vão custar cerca de 100 mil contos cabo-verdianos e envolver 300 pessoas, contando com o apoio da cooperação sueca.

Segundo a ministra da Agricultura, Ambiente e Pescas, Madalena Neves, na cerimónia que marcou o arranque da iniciativa, as alterações na agricultura cabo-verdiana são "visíveis nos projectos em curso" bem como nas técnicas introduzidas ou, ainda, nas novas raças existentes no sector pecuário.

A governante lembrou ainda que o novo cadastro da agricultura é fundamental para "melhor adaptar as políticas para o sector", onde exercem a sua actividade cerca de 60 por cento das famílias cabo-verdianas.

Estruturas do poder local e dos ministérios da Educação e da Saúde vão colaborar no 3º Recenseamento Geral da Agricultura de Cabo Verde, cuja fase preparatória obteve o apoio do Fundo Alimentar e Agrícola da ONU(FAO).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem