Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Magistrados da CPLP solidarizam-se com colegas guineenses
- 12-Dec-2002 - 9:39

Os participantes da 4ª Conferência dos Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça (STJ) da CPLP defenderam a necessidade dos magistrados lusófonos garantirem a «solidariedade ativa» aos seus colegas de Guiné Bissau.

A intenção foi manifestada após a intervenção de um dos participantes de Guiné Bissau que, sem apontar nomes, revelou algumas situações que acontecem naquele país, e que, na sua opinião, «têm contribuído para o agravamento das condições de trabalho e prejudicado a independência dos magistrados».

Como resultado, um dos integrantes da delegação brasileira, o juiz federal Jorge Maurique, levantou a questão de um apoio público aos colegas guineenses, e questionou «de que forma é que essa solidariedade se manifestará».

A ideia é que esse apoio seja prestado pelas associações de profissionais da magistratura de cada um dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), devendo a associação cabo-verdiana tomar uma posição na sexta-feira, durante uma assembleia geral.

O que se passa na Guiné Bissau foi também comentado pelo porta-voz do encontro, o jurista cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, para quem a situação naquele país é «grave», embora tenha salientado que deve «caber aos guineenses encontrar as soluções» para sair da crise.

«De qualquer forma, atrevo-me a dizer que tudo deve ser feito para repor a independência do poder judiciário, para evitar a todo o custo que a sua consistência seja posta em risco, enquanto pedra fundamental do que deve ser um Estado de direito democrático», observou o porta-voz.

Por isso, em relação a Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca defendeu a necessidade de uma «clara manifestação de solidariedade por parte da Associação Nacional de Magistrados em relação aos confrades vítimas de atitudes pouco relacionadas com a democracia, por parte do poder político em Guiné Bissau».

Globalmente, o jurista cabo-verdiano classificou a situação naquele país como «um caso paradigmático de ingerência do poder político no funcionamento dos tribunais, que, na Guiné Bissau, constituem, paradoxalmente, o elo mais fraco, no quadro dos órgãos de soberania».

De acordo com Jorge Carlos Fonseca, o poder judiciário guineense foi atingido por um «golpe profundo», quando deveria ter sido sufucado certos conflitos, enquanto «último pilar da cidadania».

O porta-voz da Conferência dos Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa recusou-se a julgar a magistratura guineense por eventuais demissões das suas responsabilidades, mas acrescentou ser evidente que «não teve consistência, força e independência suficientes para reagir a esse intervencionismo».


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem