As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Eduardo dos Santos chega ao arquipélago no domingo
- 7-May-2004 - 15:03

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, inicia domingo uma visita oficial de dois dias a Cabo Verde com um encontro privado com o seu homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires, agendado para o meio da tarde.


Depois das honras militares no aeroporto Francisco Mendes, na Cidade da Praia, Eduardo dos Santos abordará com Pedro Pires, o actual momento das relações entre os dois países.

No primeiro dia da sua estada na capital cabo-verdiana, o presidente angolano visita ainda a câmara municipal da Praia, terminando o programa com um jantar oficial.

Na segunda-feira, o chefe de Estado angolano discursa na Assembleia Nacional de Cabo Verde, centrando a intervenção aos deputados no actual estado das relações entre os dois países.

Fontes diplomáticas contactadas pela Agência Lusa, disseram que Eduardo dos Santos fará um balanço positivo das relações entre os dois países, mas, ao mesmo tempo, evidenciará "sinais claros" da vontade de Angola em aprofundar esse.

O "dossier" petróleo, um assunto tabu da política cabo- verdiana, mas que nos bastidores tem ganho uma relevância, é um dos "motores" da nova e mais dinâmica fase que se espera no relacionamento bilateral.

Isso mesmo deverá ser abordado entre Eduardo dos Santos e o primeiro ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, no encontro programado para segunda-feira, ao fim da manhã e que é seguido de um almoço oferecido pelo chefe do executivo cabo-verdiano.

Na segunda-feira à tarde, o presidente angolano visita a Cidade Velha, centro urbano fundado pelos portugueses e que é tido como a primeira cidade construída por europeus em África, sendo actualmente candidata a património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O dia termina com um jantar "íntimo" com o presidente cabo- verdiano, onde os temas mais "quentes" da visita serão passados em revista pelos dois estadistas.

José Eduardo dos Santos deixa Cabo Verde, rumo aos Estados Unidos da América, na terça-feira de manhã, depois de uma conferência de imprensa.

A visita de José Eduardo dos Santos a Cabo Verde está a ser preparada sob rigoroso controlo da segurança angolana.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem