As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente nomeia sábado o novo primeiro-ministro que toma posse segunda-feira
- 7-May-2004 - 16:27

O chefe de Estado nomeará sábado o novo primeiro-ministro guineense, o líder do partido vencedor das legislativas de Março, cuja posse foi já marcada para segunda-feira, disse hoje à Agência Lusa fonte oficial.


Segundo Tcherno Cali Baldé, assessor de imprensa da Presidência guineense, Henrique Rosa vai ouvir ao longo da manhã de sábado os partidos políticos com representação parlamentar e assina depois o decreto de nomeação do novo primeiro-ministro.

Carlos Gomes Júnior, líder do Partido Africano de Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, força política vencedora das eleições legislativas de Março deste ano e que elegeu 45 deputados), já se assumiu como futuro primeiro-ministro, cargo em que foi confirmado em Abril último pelo Comité Central do partido.

Segundo Cali Baldé, o presidente Henrique Rosa receberá sábado, a partir das 10:00 locais (11:00 em Lisboa), os líderes dos três partidos e duas coligações que elegeram parlamentares na votação, por ordem decrescente do número de deputados eleitos.

Após Carlos Gomes Júnior (PAIGC), seguem-se os líderes dos partidos da Renovação Social (PRS, 35 deputados), Alberto Nambeia, e Unido Social-Democrata (PUSD, 17), Francisco Fadul, e das coligações União Eleitoral (UE, dois), Joaquim Baldé, e Aliança Popular Unida (APU, um), Fernando Gomes.

Quanto ao elenco governamental, que só será divulgado depois da tomada de posse do novo primeiro-ministro, Cali Baldé acrescentou que deverá ser emposssado na quarta-feira, em hora a fixar.

Hoje, numa unidade hoteleira de Bissau, foram empossados 100 dos 102 deputados à Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento), órgão que passou a ter como presidente do antigo líder do PAIGC Francisco Benante (1999/2002).

Os restantes dois deputados em falta - em representação de outros tantos círculos, "Resto de África" e "Europa" - terão ainda de ser eleitos, tarefa que cabe ao próximo governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem