As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde e Governo Regional do Príncipe ensaiam aproximação
- 18-May-2004 - 15:41

Uma ligação, aérea ou marítima, entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe pode ser criada em breve com o apoio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse uma fonte do Governo são-tomense.


Esta iniciativa, divulgada, hoje, no decurso da visita do Governador Regional do Príncipe, Zeferino Vaz, à ilha cabo-verdiana de Santiago, insere-se num pacote de medidas que visam a aproximação entre os dois arquipélagos.

A população da ilha do Príncipe é constituída, em mais de 50 por cento, por cabo-verdianos ou descendentes destes, sendo ainda significativa a presença de "sangue" cabo-verdiano na outra ilha do arquipélago, São Tomé.

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe já estiveram ligados por barco, com viagens regulares, mas era uma linha deficitária e, por isso, acabou há alguns anos.

No entanto, agora, com o apoio da CPLP, de acordo com Orlando Sanches, presidente da câmara de Santa Cruz, que é dirigente da Associação de Municípios da Ilha de Santiago, e Zeferino Vaz, vai iniciar-se uma negociação para "averiguar a possibilidade de recuperar a ligação entre os dois países".

A questão da comunidade cabo-verdiana em território são- tomense esteve ainda no centro das atenções durante um encontro entre o presidente do Governo Regional do Príncipe e o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

Zeferino Vaz esclareceu que este tema é "sempre actual" e, admitiu que, "quando regressar ao Príncipe, naturalmente, as pessoas vão perguntar o que foi feito para estreitar a ligação da comunidade cabo-verdiana com as suas origens e famílias".

"Dir-lhes-ei que há uma boa vontade de todos para que essas ligações sejam cada vez mais curtas", disse, lembrando, no entanto, que os cabo-verdianos no Príncipe têm as mesmas oportunidades e a mesma vivência que a restante população.

Uma das primeiras medidas vai passar pela criação de um gabinete misto cujo objectivo é estudar as diversas formas de aproximação entre os dois povos e comunidades.

Entretanto, o Governo Regional da ilha do Príncipe e a Associação de Municípios da Ilha de Santiago vão assinar dois acordos de cooperação nas áreas da formação agrícola e da função pública.

Ao mesmo tempo, o município de Santa Cruz, um dos mais importantes de Cabo Verde, de onde é originária uma parte substancial da diáspora cabo-verdiana radicada no Príncipe, e o Governo Regional do Príncipe, vão assinar um acordo de geminação.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem