As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Forças Armadas lançam hoje Exercício Felino
- 19-May-2004 - 15:32

Os exercícios militares 'Felino 2004', que envolvem forças especiais dos países de língua oficial portuguesa, vão decorrer em Angola entre 12 e 16 de Outubro, anunciou hoje em Luanda o tenente-general António Filomeno Pereira, coordenador da operação.

"Este exercício insere-se no reforço da segurança e defesa dos países que integram a CPLP, face à crescente preocupação resultante das ameaças e atentados terroristas que têm ocorrido em vários pontos do mundo", afirmou o responsável militar.

António Filomeno Pereira, que falava numa conferência de imprensa na capital angolana, recordou que a reunião ministerial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizada em Maio de 2003, em S. Tomé e Príncipe, decidiu que será dada uma "resposta solidária" em caso de ataque terrorista a um dos países que integram a comunidade.

"Esta decisão reforça a importância destes exercícios militares", frisou. O exercício 'FELINO 2004' vai decorrer na região de Cabo Ledo, na província angolana do Bengo, a cerca de 150 quilómetros a sul de Luanda.

O brigadeiro Américo José Valente, director do exercício, salientou aos jornalistas que a operação será também integrada no programa de treino e prontidão das forças especiais tendo em vista o desempenho de missões de ajuda humanitária e de manutenção de paz.

"Os exercícios 'FELINO' já se realizam desde 2000 em regime de rotatividade nos diferentes países da CPLP e procuram treinar as forças especiais dos países membros, melhorando a sua eficiência no planeamento, comando, controlo e conduta de missões", salientou Américo Valente.

Nesse sentido, explicou que o exercício 'FELINO 2004' contará com a participação de forças especiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que vão realizar manobras conjuntas envolvendo forças terrestres.

Nestas manobras vão também participar a Força Aérea e a Marinha de Guerra de Angola.

"Angola tem o privilégio de organizar o exercício mais ambicioso dos que até agora foram realizados, o que constituirá um sério teste à capacidade de organização das suas forças armadas", afirmou o brigadeiro Américo Valente.

Segundo este responsável militar, a operação será dedicada "à modernização e a uma rápida adaptação às solicitações da nova tipologia de ameaças".

Uma parte dos exercícios será aberta aos jornalistas, estando prevista para 14 de Outubro uma demonstração em Cabo Ledo, que simulará "uma situação-tipo do quadro das missões militares previstas".

Angola deverá participar nestes exercícios com cerca de 500 efectivos, enquanto que os restantes países da CPLP vão participar com 20 militares cada.

O brigadeiro Américo Valente escusou-se a especificar os custos da operação, salientando apenas que "serão suportados pelos países participantes".

Esta quarta edição dos exercícios 'Felino' contará com a utilização de tropas no terreno, tendo os anteriores sido realizados no ano passado em Moçambique, sem a presença de tropas.

Estes exercícios serão antecedidos por duas reuniões de planeamento, estando a primeira prevista para quinta-feira, encontrando-se já em Angola delegações de S. Tomé e Príncipe e de Portugal.

Ainda hoje devem chegar a Luanda as delegações do Brasil e Cabo Verde, estando por confirmar a presença da Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem