As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Paz e segurança devem ser prioridades em África», afirma Pedro Pires
- 25-May-2004 - 23:27

O presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, defendeu hoje, durante um encontro com o corpo diplomático acreditado em Cabo Verde, que a segurança e a estabilidade devem ser os objectivos prioritários no continente Africano.

Numa cerimónia enquadrada no Dia de África, e perante os embaixadores residentes no arquipélago, Pedro Pires sublinhou que muitos conflitos têm sido solucionados no continente, "permitindo a construção lenta, mas progressiva, das condições que vão assegurar a ambicionada paz".

O Chefe de Estado cabo-verdiano afirmou que, "apesar do pessimismo tantas vezes manifestado e das conturbações actuais", África está a recuperar o seu "valor estratégico" e um "estatuto de interlocutor internacional credível".

Pedro Pires aproveitou para destacar o papel do Conselho da Paz e Segurança, criado pela União Africana (UA), como um dos instrumentos impulsionadores do esforço colectivo que está a ser levado a cabo em África para criar novas e mais benignas realidades no continente.

Apesar dos avanços, Pedro Pires acredita que ainda existem outros desafios a vencer em África, nomeadamente a questão da luta contra a SIDA.

"A luta contra este flagelo reside não só nas medidas de prevenção, mas também na aquisição, a um preço acessível, dos medicamentos necessários", disse, reclamando uma "forte solidariedade internacional" para o continente africano.

Pedro Pires referiu-se ainda à revisão dos termos do comércio mundial, e à "necessária" eliminação de subvenções a produtos concorrentes com a produção agrícola africana, "como forma de libertar a economia do continente de diversos constrangimentos".

Presente na cerimónia, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Francisco Ribeiro Teles, comentando os desafios lançados por Pedro Pires, disse que Portugal tem reforçado, nos últimos tempos, as suas relações com os países africanos.

"Tem havido, de facto, um fluxo muito grande de contactos com os países africanos e, mesmo no âmbito da União Europeia, Portugal tem sido um dos principais defensores de uma cimeira Europa/África que, para nós, será um marco importante no relacionamento entre os dois continentes", afirmou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem