As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Brasil propõe parcerias para a educação e combate à SIDA, com apoio ONU
- 26-May-2004 - 15:46

O Brasil, com o apoio das Nações Unidas, pretende desenvolver parcerias na área de educação dentro da CPLP para combater a Sida, a violência nas escolas, e criar uma biblioteca virtual em português, indicou hoje fonte oficial.


Por Carla Mendes
da Agência Lusa

Os projectos foram apresentados durante as reuniões técnicas que antecederam a V Conferência de Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza hoje, em Fortaleza.

"Não é apenas uma declaração de desejos que não se concretiza. O MEC (ministério da Educação e Cultura brasileiro) está dizendo que é possível realizar os projectos", disse à Agência Lusa o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, Jorge Werthein.

"O Brasil e a UNESCO podem cooperar efectivamente para a instalação de estratégias preventivas de doenças sexualmente transmissíveis e da Sida (DST/Sida) dentro das escolas nos países da CPLP", disse.

De acordo com a mesma fonte, "os professores seriam formados por técnicos do governo brasileiro e da UNESCO para incorporarem nos currículos das escolas o tratamento preventivo de DST/Sida e o material seria disponibilizado em português através do portal e-livro".

O MEC ofereceu toda a sua produção ao portal e-livro, que vai permitir também aos países de língua portuguesa o acesso gratuito a conteúdos científicos e tecnológicos em português da UNESCO, de editoras brasileiras e universidades.

"É uma biblioteca virtual que permite baixar livros, textos, escrever, guardar, sublinhar, trabalhar com um conteúdo muito rico e variado em português. O MEC vai comprar o direito de muitas senhas para dar aos países da CPLP", afirmou à Lusa Jorge Werthein.

O terceiro projecto oferecido aos membros da CPLP refere- se à experiência bem sucedida no Brasil de abertura das escolas aos finais de semana, transformando-as num espaço privilegiado de actividades culturais, desportivas e de lazer para crianças, jovens e adultos.

"Poderíamos ajudar os países, especialmente aqueles que vêm de conflitos armados violentos, a implementar este programa que, no Brasil, tem um custo mensal por pessoa de apenas um dólar", disse o representante da UNESCO.

Jorge Werthein referiu que os três projectos apresentados pelo ministério da Educação e Cultura do Brasil em parceria com a UNESCO requerem "investimentos muito baixos", que poderiam ser absorvidos pelos próprios países de língua portuguesa, e com um "retorno extraordinário".

A Organização Não-Governamental brasileira "Alfabetização Solidária" também se propôs realizar uma missão de identificação de projectos na Guiné-Bissau e Cabo Verde na área de combate ao analfabetismo.

Timor-Leste, Moçambique e São Tomé e Príncipe foram os primeiros países de língua portuguesa a adoptar o modelo da Alfabetização Solidária em políticas de redução do analfabetismo.

No Brasil, a ONG começou a actuar em Janeiro de 1997 e já atendeu quatro milhões de brasileiros em 2010 municípios do país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem