As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Governo encara possibilidade de aderir à NATO», diz ministro da Defesa
- 31-May-2004 - 19:17

Cabo Verde encara a possibilidade de vir a pedir a adesão à NATO, para o que espera poder contar com o apoio de Portugal e de outros parceiros, disse hoje à Agência Lusa o ministro da Defesa cabo-verdiano.


Armindo Maurício, que participa em Bissau na VII Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), adiantou que vai aproveitar para falar do assunto durante a visita que o seu homólogo português, Paulo Portas, efectua ao arquipélago a partir de quarta-feira.

"Estamos a reflectir profundamente sobre as políticas de defesa e segurança. Com as mudanças introduzidas no mundo, discutimos tudo sem qualquer tipo de problemas. A segurança é colectiva e só será eficaz se houver a participação de todos", sublinhou o ministro cabo-verdiano.

Nesse quadro, acrescentou, Cabo Verde "equaciona" todo o tipo de relacionamento com os seus parceiros" e não põe de parte qualquer tipo de acordo.

"Não existe, neste momento, qualquer quadro directo no sentido de uma participação na NATO, mas o que nós queremos é adquirir meios que possam garantir a nossa segurança, sobretudo no mar, pois Cabo Verde tem um espaço marítimo de 760 mil quilómetros quadrados, o que é enorme, e não temos meios para o controlar", afirmou.

"Aí, os equipamentos e meios têm de ser partilhados com os nossos parceiros externos. Qualquer que seja a organização que possa facilitar e contribuir positivamente para essa segurança, Cabo Verde está sempre aberto para discutir o assunto", sustentou.

Segundo Armindo Maurício, uma eventual adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que não conta com qualquer país africano, passará sempre por Portugal, uma vez que Lisboa "tem interesse" na defesa da sua própria região.

"Cabo Verde tem fronteira marítima directa com Portugal e Espanha, bem como, a outro nível, com os Estados Unidos, Brasil e costa de África. Esses serão os parceiros privilegiados dessa acção, pois também estarão a contribuir para a sua própria defesa quando contribuírem para a de Cabo Verde", disse.

Sobre a visita de Paulo Portas, que também se encontra em Bissau na reunião ministerial da CPLP, o ministro da Defesa cabo- verdiano lembrou que existe uma "forte cooperação militar" entre os dois países, sublinhando, a título de exemplo, que a maior parte dos quadros militares de Cabo Verde são formados nas academias militares de Portugal.

"Mas há um conjunto de acções de cooperação noutras áreas e vamos agora ver, na primeira vez que um ministro da Defesa de Portugal visita Cabo Verde, a forma de reforçar essa cooperação", sublinhou.

Indicando que não irão ser assinados quaisquer protocolos de cooperação, Armindo Maurício declarou que os actuais "estão já perfeitamente adaptados" às necessidades de Cabo Verde.

"Sabemos que Portugal tem dificuldades financeiras e vamos por isso estudar novas formas de cooperação, uma vez que Cabo Verde tem em curso uma reestruturação das Forças Armadas e da Polícia (...)", acrescentou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem