As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Excelentes relações» mantêm-se após as eleições, diz Ramos Horta
- 3-Jun-2004 - 9:17

O chefe da diplomacia timorense descreveu como uma "imprudência" o recente encontro entre Xanana Gusmão e o general Wiranto, mas mostrou-se confiante em que os dois países manterão "excelentes relações" independentemente dos resultados eleitorais.


Para José Ramos Horta, ontem recebido pela sua homóloga portuguesa, Teresa Gouveia, é "imprudência" estar a "facilitar um candidato ou outro", dado o "momento sensível do período eleitoral" e tendo em conta que o general Wiranto é um dos cinco candidatos às presidenciais de 5 de Julho na Indonésia.

No domingo, Ramos Horta qualificara de "inoportuno" o encontro, sábado, entre o presidente de Timor-Leste e Wiranto, ex- ministro da Defesa indonésio, acusado de crimes contra a humanidade no território e alvo de um mandado de captura.

Xanana Gusmão e o general indonésio encontraram-se em Bali, na Indonésia, e vários jornais publicaram fotografias dos dois a abraçar- se.
Na segunda-feira dezenas de manifestantes timorenses manifestaram o seu desagrado ao chefe de Estado, uma vez que Wiranto é acusado de crimes contra a humanidade em Timor-Leste e alvo de um mandado de captura.

No final do encontro com Teresa Gouveia, Ramos Horta destacou as "boas relações" de Timor-Leste com a actual presidente da Indonésia, Megawati Sukarnoputri.

Sobre o encontro, a ministra dos Negócios Estrangeiros portuguesa referiu ter debatido com o seu homólogo timorense a cooperação entre os dois países e a nova missão da ONU em Timor-Leste (UNMISET).

Por seu lado, Ramos Horta afirmou que o encontro serviu também para falar da próxima cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza a 26 e 27 de Julho em São Tomé e Príncipe, e manifestou o desejo de "ver uma presença grande" da organização na UNMISET.

Ramos Horta anunciou que o presidente timorense, após a participação na cimeira da CPLP, vai efectuar visitas a Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, os únicos países membros da organização que ainda não visitou oficialmente.

Questionado sobre o papel que a CPLP pode ter no desenvolvimento de Timor-Leste, o ministro timorense aludiu aos "meios limitados" da organização e destacou a cooperação bilateral, em especial com Portugal e com o Brasil.

Nesse sentido, realçou o apoio no ensino da língua portuguesa, na formação de quadros, no desenvolvimento de infra-estruturas de telecomunicações e de electricidade e lembrou o recente encontro que manteve com a presidência da petrolífera Galp, para que a empresa possa operar em Timor-Leste, um projecto "importante a nível comercial mas também político".

Ramos Horta está em Portugal para participar, hoje, na conferência "As mudanças no sudeste asiático e a sua relação com a União Europeia", organizado pelo Instituto Diplomático.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem