As Notícias do Mundo Lusófono
 
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
     Última Hora:

 
          em   
 


 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Lorosae
 » Comunidades
 » CPLP

 « Arquivo »

 


 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Manchete


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 


 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios





 
  news  
Dia de Portugal festejado em mais duas dezenas de comunidades
- 3-Jun-2004 - 9:29


Com manifestações diversas, mais de duas dezenas de comunidades portuguesas dos Estados Unidos celebram nos próximos dois fins de semana o Dia de Portugal, que se assinala oficialmente quinta-feira, dia 10 de Junho.


No estado de Nova Jersey, as celebrações de maior envolvimento popular decorrem em Newark nos dias 12 e 13 de Junho, mas as comunidades de Elizabeth, Kearny, Harrison e Union assinalam o dia nacional português já este fim de semana com arraiais, piqueniques, exposições, provas desportivas, paradas e com o içar da bandeira portuguesa na sede dos municípios em que residem.

A bandeira portuguesa é içada sexta-feira, dia 04, na câmara municipal de Elizabeth, onde as celebrações prosseguirão no sábado, dia 05, com um arraial e festival folclórico junto à sede do clube português da cidade.
Na tarde de domingo, dia 06, as associações portuguesas desfilam pelas ruas da cidade, concentrando-se na sede do clube português onde decorrerá um novo arraial com animação musical e um grande piquenique.

Numa população de 126.568 habitantes, vivem em Elizabeth 6.639 residentes de origem portuguesa, segundo o Censo de 2000.
Em Union, um município com 54.405 habitantes e onde 3.725 são de origem portuguesa, o Dia de Portugal é assinalado sábado e domingo com um arraial que inclui piquenique e a actuação de conjuntos musicais e ranchos folclóricos.

Em Harrison, será içada a bandeira portuguesa na câmara municipal na manhã de domingo, dia 06, cerimónia seguida por um pequeno almoço na sede da associação local, o Centro Romeu Cascaes, e por um piquenique a partir do meio dia num espaço situado ao longo da principal artéria da vila, a Harrison Avenue.

Kearny, cujo presidente da câmara é o luso-americano Alberto Santos, iça a bandeira portuguesa no município à uma hora da tarde, continuando as celebrações com um arraial junto à sede da Associação Cultural Portuguesa. Para a manhã de domingo estão previstas provas desportivas.

A concluir as celebrações previstas para o próximo fim de semana no estado de Nova Jersey, o governador James McGreevey recebe as comunidades portuguesas na sua residência oficial de Princeton a partir das quatro horas da tarde.

As celebrações do Dia de Portugal alargam-se nos próximos dois fins de semana praticamente a todas as comunidades portuguesas mais importantes dos Estados Unidos, de Massachusetts à Flórida, da costa leste à Califórnia.

As associações portuguesas do estado de Nova Iorque, reunidas na Associação Cívica Portuguesa, assinalam a passagem do dia nacional português com um piquenique em Hartsdale no domingo dia 13, mas as comunidades nova- iorquinas de Yonkers e Mount Vernon têm iniciativas próprias já este fim de semana.

A comunidade de Mt. Vernon convive domingo, dia 06, na Portugal Square, junto à sede do clube português, e Yonkers promove sábado, dia 05, várias provas desportivas, um convívio na sede do clube e o içar da bandeira portuguesa na câmara municipal desta cidade.

No estado de Connecticut, as instalações do Portuguese Cultural Center, de Danbury, e a Igreja de N. S. de Fátima de Hartford vão ser o palco dos programas mais alargados.

Em Hartford, as celebrações do Dia de Portugal terão lugar nos dias 05 e 06 nos terrenos da Igreja portuguesa, numa iniciativa do clube, da igreja, da Sociedade do Espírito Santo e da Portuguese Foundation.

Em Danbury, a bandeira portuguesa será içada na manhã de domingo, dia 06, no Rogers Park, na Biblioteca Pública e na Portuguese Square, três pontos de passagem do desfile das associações portuguesas pelas ruas da cidade.

Da parte da tarde, o Portuguese Cultural Center será o centro das celebrações, com música, folclore, exibição de para-quedistas do Paras-Clube Boinas Verdes USA, em exercícios de queda livre, e um piquenique permanente.

Ainda no estado de Connecticut, a bandeira portuguesa será hasteada na sede do clube português de Waterbury na manhã de domingo, dia 06, mas na cidade de Bridgeport o Clube Vasco da Gama promove as celebrações do Dia de Portugal na semana seguinte, com um programa que vai decorrer de 10 a 13 de Junho.

No estado da Pensilvânia, a comunidade portuguesa de Bethlehem celebra o Dia de Portugal no dia 05 de Junho, estando incluída no programa uma parada com concentração junto à igreja portuguesa.
A comunidade de Filadélfia também assinala o dia nacional português, mas no dia 10 de Junho, com o içar da bandeira portuguesa no clube e um jantar-convívio.

Entre os quatro clubes portugueses do estado da Flórida, a Portuguese-American Suncoast Association, de St. Petersburg, celebra o dia nacional português domingo, dia 06, com um almoço-convívio, música, folclore e o içar das bandeiras americana e portuguesa na sede da associação.

Convívios são também o ponto principal da celebração no clube português de Ft. Lauderdale, em 12 de Junho, e em Palm Coast e West Palm Beach, no dia 13.

O Dia de Portugal no estado de Virgínia decorrerá na cidade de Manassas, tendo como centro o clube português local a partir do meio dia de 13 de Junho, com almoço e animação musical.

Na Califórnia, as comunidades portuguesas da área de S. José celebram o Dia de Portugal no dia 13 de Junho no History Park desta cidade, com um piquenique, exposições, um minifestival de filme, feira do livro e outras actividades.

No estado de Massachusetts, a bandeira portuguesa é içada na sede do município de New Bedford ao fim da tarde do dia 10 de Junho, prosseguindo as celebrações populares ao longo da Acushnet Avenue nos dias 11, 12 e 13 de Junho.

Na cidade de Fall River, a evocação do dia nacional português é feita sexta-feira durante uma cerimónia que prevê o içar da bandeira portuguesa na câmara municipal.

No estado de Rhode Island, as comunidades portuguesas celebram em Cumberland o Dia de Portugal no dia 13 de Junho em Cumberland, no dia 13 de Junho.


Voltar

Ver Arquivo

 
 
Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
 
  Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação