As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde está a liderar
investigação oceanográfica

- 10-Jun-2004 - 12:24


Instituições de Portugal e da Guiné-Bissau poderão complementar o leque de parceiros internacionais envolvidos no projecto

Cabo Verde vai acolher um Centro de Investigação Oceanográfica. Concebido num modelo científico multidisciplinar, e orientado para a produção de conhecimentos nas áreas das ciências marinhas e atmosféricas, o centro vai abranger a região da África Ocidental e a zona trópico-equatorial do Atlântico. O projecto foi apresentado no Mindelo, no decurso do workshop sobre a possibilidade de estabelecer uma cooperação científica entre instituições de investigação e ensino superior de Cabo Verde e instituições da Alemanha.


Trata-se, segundo “A Semana On Line”, de um projecto estratégico para Cabo Verde no domínio da investigação científica e da formação superior aplicado às ciências marinhas e atmosféricas.

Assente numa parceria entre instituições e investigadores oriundos de diferentes países, o centro de investigação deverá, ainda, potenciar outras iniciativas no quadro da sub-região e do espaço geográfico da Macaronésia.

Exactamente por isso, a ministra da Agricultura e Pescas, que presidiu o encontro, garantiu o empenho do governo para assegurar a implementação das componentes que serão atribuídas ao país, no quadro da criação deste centro que terá vocação regional.

Aliás, segundo Madalena Neves, este workshop constituiu um passo significativo para a integração de Cabo Verde numa rede de investigação orientada para produzir conhecimentos nas áreas das ciências marinhas e atmosféricas.

A escolha de Cabo Verde para sede deste projecto, similar a outros já existentes no Árctico e no Antárctico, tem a ver, conforme os cientistas envolvidos no processo, com a localização geográfica e estratégica do país e com a originalidade da sua natureza em domínios que interessam a áreas tão diversas como a oceanografia, ecologia marinha, biogeologia e ciências de pesca, química das águas, meteorologia e ciências da atmosfera, geologia e vulcanologia.

“A ideia é estabelecer um sistema de monitoring desses factores a partir do Mindelo, baseado no princípio de cooperação regional, susceptível de garantir, por exemplo, uma permanente observação oceanográfica e climática, bem como o apoio logístico a aviões e navios em expedições científicas”, revela Óscar Melício, do INDP, que, junto com os institutos de Ciências Marinhas de Leibniz, de Kiel, e de Bioquímica Max-Planck de Jena, ambos na Alemanha, e ainda do Isecmar e INMG serão os potenciais parceiros desse projecto.

Este centro de investigação poderá ainda envolver as Universidades de Massachusetts (USA) e dos Açores (Portugal) e instituições congéneres dos países vizinhos como a Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau e Guiné-Conacry.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem