As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
França apoia estatuto especial para Cabo Verde
- 17-Jun-2004 - 11:46

Uma delegação cabo-verdiana formada pelos deputados Manuel Veiga, Arnaldo Andrade e Rui Figueiredo Soares acaba de chegar de uma visita a França. Na bagagem trazem várias promessas de cooperação que vão desde geminações, passando por investimentos franceses no país e até a promessa do conselheiro do presidente francês em ajudar Cabo Verde na conquista do estatuto especial junto da União Europeia.


A convite do presidente do grupo de amizade França/Cabo Verde, uma delegação cabo-verdiana constituída por deputados pertencentes ao grupo de amizade Cabo Verde/ França, esteve em França para troca de experiências com o senado francês e fazer a promoção de Cabo Verde.

Uma estada que se mostrou frutífera, já que os deputados cabo-verdianos tiveram contactos ao mais alto nível nesse país europeu.

Uma das questões abordadas durante os vários encontros é a mudança de estatuto de Cabo Verde em termos de desenvolvimento humano. Isto porque este arquipélago transita da lista dos Países Menos Avançados para a Países de Desenvolvimento Médio, uma situação que deve ser acompanhada, tendo em conta as vulnerabilidades deste arquipélago.

Entretanto, os encontros da delegação cabo-verdiana não se restringiram apenas a nível do senado. Os deputados cabo verdianos aproveitaram o encontro com o vice-presidente do senado, Serge Vinçon, também presidente do município de Saint Amand Montrond - lembra os Montrond do Fogo - para discutir a hipótese de geminação entre esse município francês e o de São Filipe, no Fogo.

E, para preparar essa geminação, o vice-presidente de Saint Amand Montrond, Serge Vinçon, já está a organizar uma actividade cultural concreta, com vista à promoção de Cabo Verde naquela cidade. Uma promoção que deverá ficar a cargo da cantora Mayra Andrade, que possivelmente fará um espectáculo na futura cidade gémea de São Filipe.

Ainda a nível cultural os deputados cabo-verdianos tiveram um encontro com o conselheiro do ministro da Cultura. Deste encontro ficou decidido que aquele ministério irá apoiar Cabo Verde na elaboração do projecto do Museu Nacional de Cabo Verde.

Já a nível económico, além do encontro com o conselheiro do presidente francês, este prometeu ajudar Cabo Verde a conquistar o estatuto especial junto da União Europeia.

A delegação cabo-verdiana reuniu-se com uma organização da sociedade civil que promove o investimento em África. Esse grupo disponibilizou-se a organizar um encontro, em Paris, entre os empresários franceses e as autoridades cabo-verdianas do ramo, para conhecerem melhor este arquipélago e quem sabe investir.

Fonte: A Semana On Line



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem