As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ligação marítima com a Guiné-Bissau mais próxima da realidade
- 19-Jun-2004 - 15:16

Ainda este ano terá lugar, na Praia, uma reunião da Comissão Mista para a cooperação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau. Este é um dos resultados palpáveis da visita que o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Victor Borges, iniciou quinta-feira a Bissau.


Os dois países poderão, entretanto, estar mais próximo um do outro através de uma ligação marítima, de modo a activar as suas trocas comerciais.

Ainda hoje deverá ser tornado público um comunicado conjunto que, segundo o embaixador da Cidade da Praia em Bissau, Raúl Barbosa, sintetiza a vontade dos dois governos em relançar a cooperação entre os dois países.

Também hoje os presidentes das Câmaras de Comércio de Barlavento e Sotavento, que acompanham Victor Borges, vão assinar com a Câmara de Comércio da Guiné-Bissau um protocolo de colaboração que contempla, nomeadamente, a troca de informações sobre o funcionamento dos sistemas comerciais de cada um dos países.

A Comissão Mista reunir-se-á na Praia por ocasião de uma visita que o Ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Soares Sambú, deverá fazer a Cabo Verde provavelmente em Setembro ou Outubro deste ano.

De acordo com Rául Barbosa, serão realizados, daqui até à referida reunião da Comissão, vários encontros de natureza técnica que se destinam à elaboração de uma programa de cooperação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau que seja realista e factível.

A questão da ligação marítima esteve presente não só nos encontros a nível ministerial mas sobretudo no encontro que os presidentes das Câmaras de Comércio cabo-verdianas mantiveram com uma vintena de empresários guineenses.

E, segundo informações recolhidas pela «A Semana on-line» em Bissau, já há armadores disponíveis a entrar na rota Bissau-Praia-Bissau. A bola está agora do lado dos operadores comerciais.

Se dependesse apenas dos empresários guineenses as relações de cooperação com Cabo Verde poderiam ser muito mais intensas. Foi lançada a ideia de o Governo cabo-verdiano negociar com a Guiné-Bissau a concessão de uma porção de terreno para o cultivo do milho e outros produtos como legumes.

Dizem os empresários de Bissau que o solo é fértil e água é coisa que não falta. Foram mais longe na sua argumentação: afinal Guiné-Bissau fica mais perto de Cabo Verde do que fica da América Latina numa clara alusão ao terreno que uma empresa mista, onde o Estado de Cabo Verde tinha participações, chegou a manter no Paraguai.

A visita da delegação cabo-verdiana a Guiné-Bissau termina hoje com a entrega de um lote de medicamentos levados expressamente a esse país irmão pelo avião da Guarda Costeira.

Fonte: A Semana On Line


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem