As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Guiné-Bissau e Cabo Verde aumentam cooperação económica
- 20-Jun-2004 - 11:58

A Guiné-Bissau e Cabo Verde decidiram aumentar as relações de cooperação económica, com forte intervenção do sector privado dos dois países.


A decisão foi tomada ontem, no final de uma visita de trabalho de três dias efectuada pelo chefe da diplomacia de Cabo Verde, Vítor Borges, à Guiné-Bissau.

Vítor Borges e o seu homólogo guineense, Soares Sambú, concluíram que as novas bases de relacionamento entre os dois países devem assentar em aspectos concretos que tragam benefícios para os povos dos dois países.

Num comunicado conjunto, são enumerados os sectores fundamentais da futura cooperação: comércio, transportes aéreo e marítimo, administração pública, agricultura, indústria, turismo, pescas, formação e cultura.

No final da visita, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde defendeu um maior envolvimento do sector privado cabo- verdiano e guineense nas futuras acções de cooperação entre os dois países.

Vítor Borges alertou para a necessidade dos dois governos trabalharem rapidamente na concretização de aspectos que dizem respeito directamente ao Estado, nomeadamente garantias de ligações aéreas e marítimas entre Cabo Verde e Guiné-Bissau, "como forma de facilitar a intervenção do sector privado".

Neste momento não existe nenhuma ligação directa entre os dois países, depois dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) terem deixado de voar para Bissau, em finais de 2000.

Os dois chefes da diplomacia acordaram ainda realizar, o mais brevemente possível, um encontro denominado "Comissão Mista" para delinear linhas concretas de cooperação económica e empresarial.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde lamentou ainda "as dificuldades económicas e sociais" por que a Guiné-Bissau está a passar e apelou à comunicado internacional para que forneça assistências adicionais que permitam tornar a governação do país sustentável.

Antes da assinatura do comunicado conjunto que marcou o fim da visita, Vítor Borges entregou ao seu homólogo guineense uma oferta de cinco toneladas de medicamentos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem