As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ministro Pereira Silva encontra-se com empresários
- 25-Jun-2004 - 12:43

O ministro da Economia, Crescimento e Competitividade apresenta hoje aos empresários da ilha de Santiago, um conjunto de medidas económicas que deverão ser concretizadas a curto prazo, visando dinamizar a economia real e desenvolver o sector financeiro.


João Pereira Silva acredita que essas medidas, ou linhas de orientação, irão acelerar de forma acentuada os investimentos no turismo, indústria ligeira e exportação, transportes e infra-estruturas portuárias.

As associações empresarias sediadas na ilha de Santiago também estão optimistas quanto aos resultados da reunião mas, segundo o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento, Orlando Mascarenhas, é preciso que se estabeleça um timming para que os projectos se materializem, porque, como diz, a situação dos operadores é complicada.

O encontro é organizado pelo Promex, em estreita colaboração com o gabinete do ministro e associações comerciais sediadas na Capital. Uma oportunidade que o governo esperava para expor aos operadores económicos as suas orientações de curto prazo para acelerar a economia real, a nível da microeconomia.

“Temos uma agenda económica, mas não está fechada. Estamos a dialogar com os empresários – brevemente teremos encontros similares em S. Vicente e Santa Catarina - e a receber contribuições”, afirmou.

João Pereira Silva afirma que a agenda económica do governo abarca desde a indústria ligeira à exportação, passando pelo turismo, transportes inter – ilhas, o sector portuário e o das pescas. Também serão efectuados investimentos nos aeroportos da Boa Vista e de São Vicente, planificadas mais infra-estruturas aeroportuárias em outras ilhas, a infra-estruturação de parques industriais em outras ilhas, a industria hotelaria também deve ser incrementada e valorizada.

O governo quer, com isso, agir no sentido de ultrapassar as dificuldades e bloqueios que entravam o desenvolvimento de Cabo Verde, isto é, desencalhar a economia.

Também o presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento, CCISS, mostra-se optimista porque, segundo ele, o encontro é resultado de visitas efectuadas por João Pereira Silva desde que assumiu o Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade, durante as quais o governante inteirou-se da situação dos operadores e que desembocou na agenda a ser apresentada hoje.

Mas isso não significa que será um debate pacífico porque “os empresários e instituições responsáveis pelos agentes económicos pretendem retomar as questões ligadas ao desenvolvimento do sector privado.”

“Entendo – diz Orlando Mascarenhas - que o equilíbrio e o fortalecimento da economia passa pela criação de uma rede empresarial que abarque todos os sectores e tenha em vista o desenvolvimento de Cabo Verde”.

Para isso, de acordo com o Presidente da CCISS, o Estado precisa criar condições e infra – estruturas para que as iniciativas empresariais nascidas de parcerias ou joint-venture se efectivem.

A título de exemplo, Mascarenhas destaca a construção de portos e aeroportos, que são infra-estruturas que ultrapassam os empresários, mas que terão uma função dinamizadora do sector.

“É também verdade que os operadores e as associações empresariais terão de ter um papel pro-activo, para que as suas reivindicações cheguem ao governo. Mas também precisamos transformar as nossas ideias em propostas concretas”, referiu.

Antes, continua o presidente da CCISS, é preciso solucionar a questão dos financiamentos dos projectos privados e a capacitação dos recursos humanos.

Em relação ao financiamento dos projectos privados, é o próprio Orlando Mascarenhas a destacar o Programa Emergente da Holanda (PSOM), a perspectiva do Millenium Challenge Account (MCA) e as negociações em curso com as instituições financeiras internacionais para a abertura de linhas de crédito especiais para os empresários.

“O dossier financiamento dos projectos privados é, a nosso ver, uma mais valia e o mais importante no imediato. É reconfortante saber que os operadores têm à sua disposição uma linha de crédito para financiar os seus projectos, desde que cumpram determinados requisitos”, salientou.

Quanto à capacitação dos recursos humanos, prossegue, é um elemento importante e deve ser contemplado também pelo sector privado.

Neste capítulo em particular, Orlando Mascarenhas exemplifica com o turismo em Cabo Verde, que se quer de qualidade. É que, de acordo com o entrevistado, não é possível falar em turismo, e com qualidade, se as pessoas não estiverem devidamente capacitadas.

“É um problema que pode ser solucionado em concurso com o sector privado, isto é, independente da formação à nível da Educação. O sector privado, a sociedade civil e as organizações profissionais têm uma palavra a dizer no que toca à formação profissional. Vamos sensibilizar o governo para o apoio à formação através das instituições privadas”, concluiu.

Fonte: A Semana On Line


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem