As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde satisfeito com a ida de Durão Barroso para a Comissão Europeia
- 29-Jun-2004 - 14:46

O primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, anunciou hoje aos seus compatriotas a sua decisão de assumir a presidência da Comissão Europeia. Uma notícia que é bem acolhida em Cabo Verde, tendo em conta as pretensões da Cidade da Praia em obter um estatuto especial com Bruxelas.


O primeiro-ministro de Portugal comunicou hoje, em Lisboa, a sua decisão de assumir a presidência da União Europeia, respondendo assim ao desafio que lhe foi formulado pelos restantes 24 estados-membros dessa comunidade.

A escolha de José Manuel Durão Barroso acabou por se revelar como uma solução de compromisso, tendo em vista as divergências surgidas em torno de outros potenciais candidatos a sucessor do italiano Romano Prodi, cuja presidência está prestes a terminar.

A notícia, que está a ser alvo de polémica em Portugal, é bem vista pelos meios políticos de Cabo Verde, nomeadamente do Palácio da Várzea, tendo em conta a pretensão da Cidade da Praia de obter de Bruxelas um estatuto especial junto a essa comunidade.

Durão Barroso, recorde-se, assumiu-se no ano passado durante a sua visita a este arquipélago como “um advogado de Cabo Verde na Europa”.

“Para Cabo Verde é interessante haver um presidente da Comissão Europeia que conhece Cabo Verde, os seus dirigentes e governantes, que tem relações pessoais com o governo e o primeiro-ministro. Além disso, está por dentro de todo o processo da nossa proposta de uma parceria especial com a União Europeia. Para nós, será um ganho qualitativo extraordinário”, disse a "A SemanaOnline" uma fonte governamental.

Durão Barroso, ao lado do primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Junker, que também foi apontado como possível sucessor de Romano Prodi, é tido como o principal apoiante de Cabo Verde na sua pretensão de uma parceria especial com a UE.

Estando à frente daquela que é a mais importante comunidade económica e política do mundo, o dirigente português terá, enfim, a oportunidade de cumprir ou não a sua promessa de ser o “advogado de Cabo Verde na Europa”.

Fonte: A Semana On Line


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem