As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Jorge Lopes traz a gigante Microsoft a Cabo Verde
- 8-Jul-2004 - 15:56


A Microsoft, a gigante multinacional da informática, está de olhos postos em Cabo Verde, na qualidade de país modelo para os seus produtos.


Uma missão da delegação da África Ocidental dessa empresa iniciou ontem uma ronda negocial com o Núcleo Operativo do Sistema de Informação (NOSI), para identificar um conjunto de produtos que pode oferecer e determinar com o NOSI as grandes linhas dum protocolo a ser assinado com o Governo de Cabo Verde nos próximos meses.

As linhas de referência vão ter em conta a normalização de todo o sistema de licenciamento dos produtos da Microsoft utilizados pelo NOSI e, a nível do Governo, a contratualização de soluções para as especificações da Administração Pública e a governação electrónica.

Aproveitando a forte aposta da multinacional na área da formação, Cabo Verde vai contar com o apoio desta empresa para criar uma rede escolar com infra-estruturas e conteúdos para o estabelecimento do ensino à distância em vários domínios de conhecimento. Segundo Jorge Lopes, administrador do NOSI, o lema do NOSI no domínio educativo é “Educação Informática e Informática para a Educação”.

Na próxima missão da Microsoft a Cabo Verde, a anteceder a assinatura do protocolo, as duas partes vão analisar o envolvimento dos privados nesta cooperação, mas Jorge Lopes foi alertando para que a missão do NOSI “é tão-simplesmente incentivar, criar as condições para esse envolvimento”. Esta missão da Microsoft é constituída por Didier Beldoi e Yacine-Barro.

“Esta missão é o início dum conjunto de iniciativas desencadeadas por nós para o estabelecimento duma rede de cooperação com multinacionais, com vista ao fortalecimento da nossa capacidade e implementação de parcerias para a edificação do governo electrónico e o advento da sociedade da informação” afirmou a “P14” Jorge Lopes.

Entre essas parcerias destaca-se o envolvimento do Brasil no projecto cabo-verdiano de governação electrónica, que será objecto de atenção durante a visita, no final deste mês, do Presidente Lula Silva a Cabo Verde. A Fundação para o Desenvolvimento do Banco Mundial será, por sua vez, envolvida na edificação dum portal para o desenvolvimento de Cabo Verde, com a participação das ONG, empresas e associações. O NOSI está também a encarar uma parceria com a empresa Oracle.

Paralelo 14/António Tavares


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem