As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Angola na 166ª posição no ranking mundial do desenvolvimento humano
- 15-Jul-2004 - 19:58


Angola recuou no ranking mundial do desenvolvimento humano, à luz do relatório publicado hoje em Nova Iorque. Obra anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o documento classifica o nosso país na 166ª posição contra a 164ª de 2003.


O também chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2004, dedicado desta vez ao tema "Liberdade Cultural num Mundo Diversificado", abrangeu 175 países. Angola pode consolar-se, abstracção feita dos seus incomensuráveis recursos, de ter atrás de si dois países lusófonos como Moçambique (171º lugar) e Guiné-Bissau (172º). Os restantes membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) situam-se em 24º (Portugal), 72º (Brasil), 105º (Cabo Verde), 132º (São Tomé) e 158º (Timor Leste).

Os cinco países com níveis mais baixos de desenvolvimento humano na classificação global deste ano são o Burundi, Mali, Burkina Faso, Níger e Serra Leoa (na cauda da tabela do PNUD há sete anos consecutivos). No topo do desenvolvimento, mantém-se a Noruega, com uma esperança de vida de 79 anos, uma taxa de matrículas escolares de 98 % e um PIB "per capita" de 36.600 dólares (ajustado à paridade do poder de compra). Seguem-se a Suécia (3º em 2003), Austrália (4º em 2003), Canadá (8º em 2003) e Holanda (mesmo 5º lugar). Os Estados Unidos, a maior economia do mundo, classificaram-se em oitavo lugar, seguidos pelo Japão, a segunda maior economia, na nona posição. Entre os cinco mais desenvolvidos deixou de figurar a Islândia (de segundo em 2003 caiu para 7º este ano).

A tabela do PNUD enumera 55 países com um nível de desenvolvimento humano elevado (IDH de 0,800 ou mais), 86 países com um nível médio (IDH de 0,500 a 0,799), e 36 países com um nível baixo (IDH de menos de 0,500).

Comparativamente, há 41 países com um elevado rendimento "per capita" (de mais de 9.076) dólares em 2002, 86 com rendimento médio (736 a 9.075 dólares per capita) e 64 com um rendimento baixo (menos de 735 dólares).

BASES DA CLASSIFICAÇÃO

Dezasseis Estados membros da ONU não estão incluídos na classificação devido à insuficiência dos dados disponíveis. A classificação deste ano baseou-se, em grande parte, nas estatísticas de 2002, as mais disponíveis em relação a todos os países. Preparado anualmente pelo PNUD desde 1990, o IDH analisa indicadores de saúde, educação e rendimento, conjunto que dá, frisa una nota da instituição, «uma medida mais adequada do progresso humano do que só o rendimento “per capita”». A avaliação de 2004 demonstra que o desenvolvimento humano não deve ser medido apenas com os indicadores tradicionais, defendendo antes «um processo de alargamento das opções das pessoas».

Fonte do PNUD em Angola indicou ao Apostolado que o documento será publicado proximamente em Luanda, na versão portuguesa. Só na altura, acrescentou, se poderá explicar os detalhes do recuo registado pelo país em desenvolvimento, ou seja, o seu afundamento no subdesenvolvimento.

Fonte: Apostolado


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem