As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
BADEA disponibiliza mais 36 milhões de dólares para este ano
- 20-Jul-2004 - 12:28


O Banco Árabe de Desenvolvimento disponibiliza, só para este ano, mais 3,6 milhões de dólares americanos a Cabo Verde para financiar a construção de infra-estruturas de ensino no interior da ilha de Santiago.


O acordo rubricado com aquela instituição contempla, para 2005, um outro montante de cerca 33 milhões de dólares para edificar varias estradas, redimensionar bacias hidrográficas de Santo Antão e São Nicolau, asfaltar a cidade da Praia e financiar uma linha de crédito para pequenas e médias empresas nacionais.

Conforme o assessor do ministro das Finanças, o referido acordo entre o BADEA e o governo de Cabo Verde aconteceu na primeira semana deste mês.

Vítor Fidalgo destaca que a referida instituição financeira internacional disponibilizou, para este ano, ao nosso país um montante 3,6 milhões de dólares americanos, destinados a financiar a construção de dois liceus de ensino secundário no interior de Santiago.

O desbloqueamento deste fundo, que foi apreciado na sessão do Conselho de Ministros da semana passada, está agora a depender da forma como o governo conduzir o processo.

Fidalgo destaca que as partes decidiram, por outro lado, introduzir, no citado acordo, novos pedidos de financiamento para outros projectos a serem desenvolvidos durante o ano de 2005.

O redimensionamento e a valorização das bacias hidrográficas de Santo Antão e São Nicolau, estimados à volta de 10 milhões de dólares, é um deles. Um programa que, quando concluído, terá, conforme as autoridades nacionais, impacto positivo no desenvolvimento económico e social dessas ilhas, com destaque para o fomento de agricultura e a melhoria do abastecimento de água à população.

Ainda para o próximo ano, o mesmo banco vai pôr à disposição de Cabo Verde uma outra quantia de cerca 20 milhões de dólares para financiar a construção da estrada circular da Praia, bem como a via que dá acesso a São Francisco e a que vai para Cidade Velha.

Isto sem contar com a asfaltagem das artérias principais da cidade Capital, Praia.

O citado pacote inclui também um pedido de financiamento de uma linha de crédito para pequenas e médias empresas, no valor que vai entre 2,5 e 3 milhões de dólares americanos, o equivalente a 250 mil contos cabo-verdianos.

«O acesso dos empresários a esse fundo será a uma taxa de juro nunca superior a 7%, isto tendo em conta a taxa de inflação existente actualmente em Cabo Verde».

Vítor Fidalgo perspectiva que cada projecto a ser financiado, no âmbito desta futura linha de crédito, poderá atingir, no máximo, até 15 mil contos cabo-verdianos.

O BADEA tem financiado, segundo aquele responsável, vários outros projectos importantes para o desenvolvimento de Cabo Verde, nomeadamente nos domínios da infra-estruturação, agricultura e educação.

Fonte: A Semana


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem