As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Brasil reforça todas as apostas
nas potencialidades de África

- 23-Jul-2004 - 11:26


Cabo Verde recebe visita de 50 operadores privados que acompanham Lula da Silva

Representantes da Petrobrás, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Social integram a comitiva do presidente Luís Inácio Lula da Silva na sua primeira visita oficial a Cabo Verde. A eles se juntam empresários, como o responsável da área de cooperação da Oldebrecht, uma das mais importantes empresas brasileiras no sector da construção civil, que vêm participar do fórum empresarial agendado para o dia 29, na cidade da Praia. Ao todo são cerca de 50 operadores privados, de diferentes sectores, a acompanhar Lula da Silva nesta sua terceira visita ao continente africano, numa espécie de prospecção de mercado.


Empresários e um batalhão de jornalistas, para os quais já foram reservados 30 quartos num dos hotéis da capital cabo-verdiana, acompanham o presidente Luís Inácio Lula da Silva neste seu terceiro périplo por África, que agora começa pelo Gabão.

Nesse país, apesar do Brasil ter ali ainda poucos interesses, há um mercado potencial no sector mineral, que pode aproximar Libreville de Brasília. Não é por acaso que uma das maiores empresas brasileiras, a Vale do Rio Doce, vai estar na comitiva presidencial, para avaliar o sector mineral do Gabão - pode até sair daí a compra de uma das maiores minas de manganês do mundo.

Mas a visita de Lula da Silva não vai ser marcada apenas por negócios a nível privado.

Ao que tudo indica, na segunda fase desta sua deslocação, em São Tomé e Príncipe, o presidente brasileiro vai fazer um anúncio, considerado simbólico, de redução das tarifas de importação de produtos oriundos dos países africanos que compõem a CPLP e de Timor-Leste.

Uma forma de incentivar as relações comerciais entre esses países e o Mercorsul, hoje praticamente residuais.

É por isso que esse potencial acordo preferencial entre a Mercosul e seis dos oito países que compõem a CPLP é considerado simbólico, visto que “as nações não têm exportações significativas para o Brasil”.

Entretanto, esse gesto do estadista brasileiro “reflecte a disponibilidade do país em abrir o mercado a economias menos desenvolvidas mesmo em condições de assimetria”, afirmou à imprensa brasileira o director do Departamento África do Itamaraty, Pedro Mota Pinto.

A quinta cimeira da CPLP em São Tomé e Princípe vai ser, igualmente, uma oportunidade para Brasília assinar com as autoridades são-tomenses um acordo de 650 mil dólares na área da saúde, sector em que o Brasil tem intensificado a sua relação com África, sobretudo no que se refere à luta contra a Sida.

Para a última fase do terceiro périplo africano de Lula da Silva, ou seja, Cabo Verde, é ponto assente um acordo no sector da aeronáutica civil e para a formação profissional.

Oportunidade, também, para a concretizar um acordo a nível da boa governação e inaugurar um telecentro, com 11 computadores, de apoio ao governo electrónico.

Fonte: A Semana


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem