As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Chefes de Estado de Cabo Verde e Angola ausentes da cimeira de São Tomé
- 23-Jul-2004 - 19:56


Os presidentes de Cabo Verde, Pedro Pires, e de Angola, José Eduardo dos Santos, não participam na V Cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer segunda e terça-feira em São Tomé.


"A cimeira é dos chefes de Estado e do governo e, desta vez, Cabo Verde é representado pelo chefe de governo", disse José Maria Neves à chegada à capital são-tomense, sem justificar a ausência de Pedro Pires.

José Maria Neves chegou hoje de manhã ao aeroporto internacional de São Tomé, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Victor Borges.

O presidente da República de Angola, José Eduardo do Santos, também estará ausente da cimeira, segundo a presidência angolana, que não adiantou mais pormenores.

Angola será representada na Cimeira da CPLP pelo primeiro- ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", que chega domingo a São Tomé acompanhado pelo chefe da diplomacia angolana, João Miranda.

Portugal faz-se representar no encontro pelo chefe de Estado, Jorge Sampaio, e pelo novo ministro dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro.

A deslocação do primeiro-ministro português, Pedro Santana Lopes, foi inviabilizada devido à apresentação do programa de governo.

Timor-Leste e Brasil vão estar representados pelos presidentes Xanana Gusmão e Lula da Silva, respectivamente.

O Brasil deveria ser ainda representado pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Celso Amorim, que segundo fonte oficial não irá deslocar-se a São Tomé por afazeres de agenda.

O presidente da Guiné-Bissau, Henrique Rosa, lidera a comitiva que participará na Cimeira da CPLP e que integra também o chefe da diplomacia, Soares Samba, e o ministro da Economia e Finanças, João Fadiah.

A participação moçambicana na Cimeira da CPLP estará a cargo do presidente Joaquim Chissano e do chefe da diplomacia, Leonardo Simão.

Joaquim Chissano, que partiu quinta-feira para o Benin a convite do seu homólogo Mathieu Kerekou, parte depois da cimeira para a Malásia onde vai participar no "Diálogo sobre Parceria Inteligente".

No quadro das reuniões preparatórias para a V Cimeira da CPLP reúnem-se ainda hoje na capital são-tomense, os embaixadores dos Estados membros da comunidade.

A reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros está prevista para domingo, mas poderá ser adiada para segunda-feira, o dia da inauguração oficial da cimeira.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem