As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Diplomatas concluíram as propostas para a V Cimeira da CPLP
- 24-Jul-2004 - 17:30


Diplomatas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concluíram hoje em São Tomé as propostas a apresentar na V Cimeira dos Chefes de Estado da organização, após ratificadas em Conselho de Ministros, anunciou hoje fonte oficial.


Em declarações a Agência Lusa, a porta-voz da 76ª reunião do comité de concertação permanente da CPLP, Maria Helena, assessora do secretariado executivo da organização, disse que as propostas serão, primeiramente, apreciadas na reunião do conselho de ministros dos Estados membros, antes de serem apresentados na Cimeira dos Chefes de Estado e de governo, prevista para terça-feira.

Maria Helena sublinhou que a reunião do conselho de ministros, ainda sem horário definido, está marcada para segunda-feira, sob a presidência do ministro das Relações Exteriores do Brasil, o embaixador Celso Amorim, que ainda não anunciou a data da sua chegada ao arquipélago.

A porta-voz adiantou que a reunião dos embaixadores dos oito países membros da CPLP valorizou, entre outros projectos, o acordo que visa o combate à malária e à sida, um programa de desenvolvimento empresarial e da administração pública, e uma resolução acerca da situação na Guiné-Bissau.

Maria Helena disse ainda que, além de um protocolo modificativo do acordo ortográfico da língua portuguesa, os diplomatas analisaram as contas da organização no período compreendido entre Julho de 2002 e Julho de 2004.

Além do secretário executivo da CPLP, Zeferino Martins e do embaixador português João Ramos Martins, encarregado de missão na CPLP, participaram ainda na reunião vários diplomatas, na sua maioria embaixadores dos respectivos países em Portugal, nomeadamente, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, país anfitrião.

Também no quadro dos preparativos para a V Cimeira, a capital são tomense acolheu já a reunião dos Pontos Focais da cooperação, outro órgão da CPlP, que habitualmente se reúne antes do encontro comité de concertação permanente.

Para a cimeira de terça-feira, já se encontra na capital são- tomense o Presidente da Guiné-Bissau, Henrique Rosa e o primeiro- ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que representa o seu País no evento.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem